UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/09/2008 - 18h28

Pedetistas lideram em Niterói e São Gonçalo, região metropolitana do Rio

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

O IBPS, Instituto Brasileiro de Pesquisa Social, divulgou pesquisas sobre a disputa eleitoral em dois municípios vizinhos, na região metropolitana do Rio.


Em São Gonçalo, segundo maior colégio eleitoral do Estado, a prefeita candidata à reeleição Aparecida Panisset (PDT), com 43% das preferências, mantém-se à frente de Graça Matos (PMDB) e Altineu Côrtes, empatados na segunda colocação, com 17% cada um, de acordo com os números divulgados nesta terça-feira (30).


Panisset ganhou um ponto e Altineu perdeu um, em relação à pesquisa anterior. Graça ficou estável.


Professor Josemar (PSOL) alcançou 2% e Patrícia Silva (PRTB), 1%. Os demais candidatos não alcançaram um ponto percentual ou não foram citados. Os votos brancos e nulos somaram 7%.


Nas simulações de 2º turno, Panisset venceria Graça, por 50% a 30%, e Altineu, por 49% a 32%.


Entre os entrevistados, 22% disseram que não votariam nem em Panisset nem em Graça. Já para Altineu, o índice de rejeição é de 17%, seguido por Patrícia Silva, com 6%, e Edson Pimentel, com 4%.



Niterói



Em Niterói, o ex-prefeito Jorge Roberto Silveira (PDT) ganharia a Prefeitura já no primeiro turno, segundo o IBPS. Ele cresceu quatro pontos percentuais, em relação ao levantamento de agosto e detém 49% das intenções de voto.


O deputado estadual Rodrigo Neves (PT) perdeu dois pontos e aparece, agora, com 15% das preferências.


Gegê Galindo (PSDB) foi citado por 7% dos entrevistados. Paulo Eduardo Gomes (PSOL) obteve 6%, contra 1% de Edésio da Cruz Nunes (PHS). Votos brancos e nulos chegaram a 7%.


Não foram feitas simulações de segundo turno.


O índice de rejeição de Rodrigo Neves e Gegê Galindo é de 15% para ambos, em seguida aparecem Jorge Roberto, com 14%, Edésio da Cruz, com 12%, e Paulo Eduardo Gomes, com 4%.


Em São Gonçalo, o IBPS ouviu 851 eleitores, pelo telefone, entre os dias 25 e 27 de setembro. A pesquisa, com margem de erro de 3,4 pontos percentuais, foi registrada na 69ª Zona Eleitoral do município, sob o número 1.584/08A.


Já em Niterói, foram ouvidas 850 pessoas entre os dias 23 e 25 de setembro. Com margem de erro também de 3,4%, a pesquisa foi registrada na 72ª Zona Eleitoral, sob o número 237/08-RPE 16.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    O IBPS, Instituto Brasileiro de Pesquisa Social, divulgou pesquisas sobre a disputa eleitoral em dois municípios vizinhos, na região metropolitana do Ri%>