UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/09/2008 - 14h28

Crescimento de Fernando Gabeira embaralha disputa no Rio

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

Datafolha e Ibope divulgaram novas pesquisas sobre as intenções de voto para a Prefeitura do Rio, neste sábado (27), que embolaram a disputa no município. Embora haja diferenças entre os resultados, os dois institutos apontaram um crescimento de quatro pontos para Fernando Gabeira (PV), que ultrapassou Jandira Feghali (PC do B).


Segundo os institutos, a disparidade em alguns números atribui-se a diferenças metodológicas. O Datafolha faz pesquisa em pontos de grande movimento, nas ruas, enquanto o Ibope realiza um levantamento domiciliar.


  • Reprodução

    Datafolha: Eduardo Paes continua líder; Gabeira ultrapassa Jandira

Nos números do Datafolha, Eduardo Paes (PMDB) cresceu três pontos em relação à pesquisa anterior, de 19 de setembro, e obteve 29%. Marcelo Crivella (PRB) manteve-se estável com 18% e aparece tecnicamente empatado com Gabeira, que foi mencionado por 15% dos entrevistados, e com Jandira Feghali, que marcou os mesmos 13%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Alessandro Molon (PT) inverteu a posição com Solange Amaral (DEM), ganhou um ponto e foi para 5%. A democrata caiu de 5% para 4%. Chico Alencar (PSOL) obteve os mesmos 3%.


Paulo Ramos (PDT) e Filipe Pereira (PTdoB) foram citados por 1% dos entrevistados, cada um. Os demais candidatos não alcançaram um ponto percentual ou não foram citados. Os votos brancos e nulos somaram 7% e 5% dos entrevistados não responderam ou disseram que não sabiam em quem votar.


Nas simulações de segundo turno, Paes venceria de Crivella, com 57% a 30%, e de Jandira, com 48% a 41%. A comunista também venceria o candidato do PRB com 52% a 34%.


A pesquisa, encomendada pelo jornal "Folha de S. Paulo" e pela Rede Globo, foi realizada entre os dias 25 e 26 de setembro, com 1.184 eleitores, e foi registrada no Tribunal regional Eleitoral do Rio sob o número 35/2008.


Ibope



Já nos resultados do Ibope, Eduardo Paes (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB) aparecem em empate técnico, com 29% e 24%, respectivamente. Paes aumentou dois pontos e o candidato do PRB, um ponto, em relação à pesquisa do dia 12 de setembro. A margem de erro também é de três pontos percentuais.


O instituto também registrou crescimento de quatro pontos para Fernando Gabeira, que alcançou 10% e ultrapassou, pela primeira vez, Jandira Feghali, que ficou estável com 9%.

  • Reprodução

    Ibope: Paes e Crivella empatados; Gabeira e Jandira também


Solange Amaral e Alessandro Molon perderam dois pontos cada um e obtiveram 3% e 2% das preferências, respectivamente. Chico Alencar subiu de 1% para 2%.


Paulo Ramos atingiu o mesmo índice de 1%. Outros candidatos não alcançaram esse número ou não foram citados. As intenções de voto em branco ou nulo são de 9%. Não responderam ou disseram que não sabiam em quem votar 10% dos entrevistados.


No segundo turno, de acordo com o Ibope, Paes venceria de Crivella, com 44% a 29%. O peemedebista também derrotaria Jandira e Gabeira, por 45% a 23% e 49% a 17%.


A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 23 e 25 deste mês e entrevistou 1.204 eleitores na capital fluminense. O resultado foi registrado sob o número 38/08 na 228ª Zona Eleitoral do Rio.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Datafolha e Ibope divulgaram novas pesquisas sobre as intenções de voto para a Prefeitura do Rio, neste sábado (27), que embolaram a disputa no municípi%>