UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

31/08/2008 - 18h05

Surpreendida após pesquisa, Jô Moraes ironiza ascensão de Lacerda

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte
A deputada federal Jô Moraes, candidata do PC do B à Prefeitura de Belo Horizonte, disse ter se surpreendido com a arrancada de Marcio Lacerda (PSB) em apenas duas semanas de veiculação dos programas no rádio e na televisão. Ela, no entanto, ironizou a ascensão do oponente ao adotar bordão utilizado pelo presidente Lula.

"Minha primeira impressão foi tentar entender o fenômeno meteórico eleitoral nunca antes visto numa campanha eleitoral, como diria o presidente Lula. É normal que ele (Lacerda) crescesse, é normal que ele ocupasse as primeiras posições, mas o estranho é o pouco espaço de tempo", disse em entrevista ao UOL.

Após início pífio de campanha, o candidato apoiado pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e pelo prefeito Fernando Pimentel (PT), lidera a corrida à Prefeitura de Belo Horizonte com 40% das intenções de voto, em levantamento do Ibope divulgado no sábado (30).

A pesquisa mostra crescimento de 31 pontos percentuais ante levantamento anterior divulgado pelo instituto no dia 15 de agosto, no qual Lacerda obtivera apenas 9% da preferência do eleitorado belo-horizontino. Jô Moraes era líder na última pesquisa Ibope, na qual aparecia com 18% das intenções de voto. No cenário atual, ela tem 15%.

Sem explicar o motivo do seu estranhamento em face dos números que apontam a surpreendente subida de Marcio Lacerda, a deputada preferiu partir para a provocação.

"A alavancagem meteórica (de Lacerda) vai exigir um estudo maior dos cientistas políticos porque (ele é) um grande desconhecido na cidade, nunca disputou uma campanha proporcional, nunca disputou uma campanha majoritária e (consegue) ter essa subida meteórica, por isso nós vamos, quem sabe, ter a ajuda dos cientistas para explicar isso", alfinetou.

Lacerda detém o maior tempo no horário eleitoral entre os aspirantes à prefeitura da cidade (11 minutos e 47 segundos), em razão do arco de alianças formado entre 12 partidos que apóiam sua candidatura. Jô Moraes dispõe apenas de 1 minuto e 46 segundos. A deputada havia figurado em primeiro lugar em levantamentos até então feitos na cidade antes da veiculação dos programas.

A deputada federal revelou ainda que não mudará o rumo da campanha delineado anteriormente pelo PC do B e disse confiar em segundo turno na cidade.

Lacerda



O socialista Marcio Lacerda esquivou-se da polêmica e encarou com naturalidade os números obtidos por ele num curto espaço de tempo e atribuiu o crescimento da campanha ao reconhecimento pela população da cidade do trabalho realizado por Aécio Neves e por Pimentel.

"Recebo com naturalidade o resultado desta pesquisa, que reflete o que estamos sentindo nas ruas e contatos públicos. A cidade está demonstrando o seu reconhecimento a um trabalho em parceria, realizado pelo prefeito Pimentel e pelo governador Aécio Neves. É a decisão de que é melhor para todos continuar o que está dando certo", discursou.

Lacerda se define como o herdeiro da continuidade calcada nos bons índices de aprovação popular que Aécio e Pimentel detêm na cidade e no Estado.

"Os eleitores estão, rapidamente, percebendo que sou o candidato que sintetiza esta parceria e tem condições de ampliá-la, pela minha história, perfil e compromissos que tenho. Nossa campanha está ganhando o coração e a mente dos belo-horizontinos," disse.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belo Horizonte - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host