UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

17/08/2008 - 19h25

Duciomar e Valéria estão empatados na liderança em Belém, diz Ibope

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém
Pesquisa Ibope divulgada neste domingo (17) mostra que o atual prefeito e candidato a reeleição à Prefeitura de Belém, Duciomar Costa (PTB), e Valéria Pires Franco (DEM) estão tecnicamente empatados na liderança da disputa. Os dois têm, respectivamente, 24% e 21% das intenções de voto.

A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo.

Segundo o Ibope, o candidato José Priante (PMDB) aparece com 14% das intenções de voto. Mário Cardoso (PT) atinge 8% na preferência do eleitorado. Arnaldo Jordy (PPS) tem 5% e Marinor Brito (PSOL) alcança 1%. João Moraes (PSL), embora mencionado, não conseguiu atingir 1% na pesquisa estimulada.

Ainda segundo a pesquisa, 15% dos entrevistados não sabem ou preferiram não responder sobre sua intenção de voto e 11% disseram que votariam em branco ou nulo.

A pesquisa ouviu 602 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto. O levantamento foi registrado na 98ª Zona Eleitoral de Belém, sob o nº 1934/08.

Pesquisa espontânea



Na pesquisa espontânea, a ordem de preferência dos entrevistados permanece, mas as diferenças percentuais entre os candidatos aumentam. O mais lembrado foi o atual prefeito Duciomar Costa, com 16% das intenções de voto.

Depois vem Valéria Pires Franco, com 10%, seguida por José Priante, que tem 8%. O petista Mário Cardoso atinge 4% e Arnaldo Jordy, 3%. O delegado João Moraes e Marinor Brito não atingem 1% dos entrevistados. Outros nomes citados somam 1%.

Votos brancos e nulos totalizam 9%, enquanto 8% dos entrevistados preferiram não responder à questão. Além disso, 42% dos entrevistados não souberam informar em quem votariam.

Quando o Ibope indagou aos entrevistados sobre quem seria o vencedor do pleito, independente da intenção de voto, 36% das pessoas apontaram a vitória para Duciomar Costa. Outros 24% não souberam responder e 19% destacaram Valéria como a candidata vitoriosa. Para Priante, o percentual foi de 8%; para Mário Cardoso, 4%. Do total de entrevistados, 3% citaram Arnaldo Jordy. Marinor Brito e João Moraes foram mencionados, cada um, por 1%, enquanto 5% não responderam.

Rejeição



Duciomar Costa tem o maior índice de rejeição do eleitorado. De acordo com o Ibope, 40% não votariam "de jeito nenhum" no atual prefeito. A candidata Valéria Pires Franco tem 14% de rejeição. O petista Mário Cardoso tem 13% nesse quesito, e Arnaldo Jordy, 12%.

A rejeição de José Priante é de 11%, enquanto que João Moraes e Marinor Brito apresentam, cada um, 10% de rejeição do eleitorado. Apenas 3% dos entrevistados declaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, e outros 19% não souberam ou preferiram não responder à questão.

Repercussão



O candidato à reeleição à Prefeitura de Belém, Duciomar Costa, declarou que está satisfeito com o resultado da pesquisa Ibope. Cauteloso, porém, Duciomar diz que a pesquisa eleitoral reflete um período muito curto para avaliação das campanhas que estão nas ruas.

Ele acredita que o eleitor começará a se decidir, de fato, na segunda quinzena de setembro. "Por isso o número de indecisos nesta pesquisa ainda é considerado alto", afirmou.

O candidato José Priante (PMDB) viu com entusiasmo o resultado da pesquisa. "Isso demonstra que a sociedade já está despertando para nossa candidatura. Vejo estes dados como um reflexo desta primeira fase de campanha, que foram as caminhadas, a conversa com os eleitores nas ruas. Sinto que cumprimos nosso dever de casa", afirmou o peemedebista.

O candidato a prefeito pelo PPS, Arnaldo Jordy, afirma que "o jogo está embolado". Com 5% de intenções de voto, ele afirma que o percentual não reflete o que ele e sua equipe observam nas ruas. Jordy ressalta ainda a taxa de rejeição atribuída a Duciomar Costa. "Isso quer dizer que a atual administração não corresponde à agenda da população, portanto, o Duciomar está numa posição vulnerável", define.

Para a candidata Marinor Brito (PSOL), que se manifestou através de sua assessoria, os números ainda não refletem a realidade das urnas porque a dinâmica da preferência do eleitorado tende a mudar com o início do período eleitoral gratuito. "Com a combinação desses elementos, estamos confiantes de que vamos colocar Marinor no segundo turno e que ela sairá vitoriosa", informou a assessoria da candidata.

Já Mário Cardoso diz que não confia nos resultados apresentados pela pesquisa. "Eu acredito na pesquisa que eu faço para balizar minhas estratégias de campanha, confio no que vejo nas ruas", disse.

Ele também ressaltou que a preferência do eleitor começará a ser definida a partir do horário eleitoral gratuito. "Tudo isso ainda é início de campanha. A mídia influencia a decisão do eleitor e agora que os jornais impressos começaram a mostrar as propostas, só depois do dia 19 começam a propaganda pela TV e rádio, então ainda tem muita coisa para acontecer", afirmou.

O candidato João Moraes (PSL) também acredita que os números do Ibope ainda não refletem a vontade dos eleitores. "Aceito o resultado, mas não acredito num instituto particular de pesquisas", afirmou.

A candidata Valéria Pires Franco (DEM) não foi localizada para comentar a pesquisa.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host