UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

13/08/2008 - 12h57

Jocelito Canto abre vantagem sobre tucano em Ponta Grossa

Marcus Vinicius Gomes*
Especial para o UOL
Em Curitiba
O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Ponta Grossa, Jocelito Canto (PTB), lidera a pesquisa Ibope encomendada pela RPC (afiliada da TV Globo no Paraná) com 43% das intenções de voto. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (12).

Ponta Grossa só passou a realizar segundo turno eleitoral em 2004, quando o número de eleitores na cidade passou de 200 mil - requisito previsto pela Constituição Federal para eleição em dois turnos.

Nessa disputa, o líder Jocelito Canto é seguido do atual prefeito do município, Pedro Wosgrau (22%), e do candidato do PPS, Sandro Alex (18%), ambos no limite do empate técnico, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 4%.

O petista Gerveson Silveira aparece em quarto lugar com 2%. Já os candidatos João Luiz Stefaniak (PSOL) e Lauro Padilha (PV) atingiram menos de 1% na sondagem e não pontuaram. Brancos e nulos somam 3%. Não souberam ou não quiseram responder 11%.

Canto também venceu com folga os seus adversários mais bem colocados na projeção do segundo turno. Se o adversário fosse Wosgrau, Canto venceria por uma margem de 27 pontos percentuais - 57% a 30%. No caso em que o oponente venha a ser Alex, a margem seria de 10 pontos - 45% a 35%.

O quesito rejeição também não ajuda os adversários do deputado petebista. Wosgrau é apontado por 32% dos entrevistados que afirmaram não votar no tucano de forma alguma. Gerveson é o segundo mais rejeitado, somando 28% entre os citados, seguido de Padilha, do PV, com 27%, João Luiz Stefaniak, com 21%, Jocelito Canto, com 20%, e Sandro Alex, que tem a menor rejeição entre os candidatos da cidade, 13%.

A pesquisa do Ibope foi feita entre os dias 9 e 11 de agosto com 504 entrevistados. O registro no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) é o de número 419/2008.

Atualizado às 14h45

Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host