UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/08/2008 - 19h15

Candidatos à Prefeitura de Curitiba disputam apoio de torcidas organizadas

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
Na hora do voto, os candidatos à Prefeitura de Curitiba não distinguem camisas e buscam o apoio das principais torcidas de futebol da capital paranaense. Os alvos são as organizadas.

Em dois dias, os candidatos Carlos Moreira (PMDB) e Ricardo Gomyde (PC do B) anunciaram o apoio da torcida do Paraná Clube à sua candidatura.
  • Divulgação

    O comentarista esportivo Nello Morlotti, torcedor do Paraná, é candidato a vereador pelo PC do B


    Gomyde recebeu o apoio do comentarista esportivo Nello Morlotti, famoso por integrar a bancada dos "três patetas", o trio de torcedores-comentaristas que representa os clubes da capital paranaense (Atlético-PR, Paraná e Coritiba) em mesas redondas que vão ao ar no horário do almoço. Morlotti também disputa uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba pelo PC do B.

    A criação de um comitê eleitoral pró-Gomyde provocou uma guerra silenciosa entre os candidatos. O peemedebista Carlos Moreira, que conta com o apoio do governador Roberto Requião, reclama também o apoio da torcida paranista e das organizadas de outros clubes.

    Na segunda-feira (4), ele se reuniu com torcedores do Coritiba e do Atlético-PR para tentar viabilizar a criação de comitês eleitorais em favor de sua candidatura. Moreira enfrenta, no entanto, resistências por parte da Império Alviverde, a principal organizada do Coritiba, e da Os Fanáticos, a torcida com maior número de associados do Atlético-PR.

    Do lado do Coritiba, a rejeição se explica. O vereador Luizão Stellfeld (PC do B), candidato à reeleição, é um dos fundadores da organizada do clube e seu principal reduto eleitoral é de torcedores do Coritiba.

    Do lado atleticano, depõe contra Moreira o fato de que seu coordenador de campanha, o presidente municipal do PMDB, Doático Santos, ser também o dirigente de uma organizada atleticana rival da Fanáticos - a ETA (Esquadrão da Torcida Atleticana).

    Longe de ser uma unanimidade, Moreira inaugura nesta quarta-feira (6) o "Comitê da Torcida Tricolor Moreira Prefeito 15", na Vila São Pedro, em Curitiba. A idéia é reunir torcedores do Paraná Clube que, ao menos, "simpatizem" com o peemedebista.

    A inauguração do comitê contará com participação do governador Requião - um torcedor atleticano - e do presidente da Fecomércio (Federação do Comércio) e ex-dirigente do Paraná, Darci Piana.
    • Divulgação

      O presidente da Acep, Bolinha, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o comentarista e ex-jogador do Atlético-PR, Barcímio Sicupira


      Já o prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), ensaiou repetir gesto do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e deixar-se fotografar com bonés, faixas e camisas dos três clubes da capital. Mas desistiu.

      No sábado (2), reuniu-se com membros da Acep (Associação de Cronistas Esportivos do Paraná) e ouviu deles a declaração de apoio à sua reeleição. "Estamos abraçando a candidatura do Beto. Estamos com ele para que Curitiba continue com a boa política municipal de esporte que o prefeito implantou", disse o presidente da Acep, Isaías Aparecido de Bessa, o Bolinha.

      Veja mais notícias de eleições na cidade de Curitiba - PR

      Compartilhe:

        ÚLTIMAS NOTÍCIAS

        Mais notícias

        Hospedagem: UOL Host