UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

01/08/2008 - 02h08

Em Salvador, candidatos transformam debate em jogo de empurra

Aurelio Nunes
Especial para o UOL
Em Salvador
De quem é a responsabilidade pelos problemas da saúde, do desemprego, da segurança e do trânsito caótico de Salvador? Quem assistiu ao debate da Band na noite desta quinta-feira, 31, continua sem a resposta. O encontro foi mediado pelo jornalista Arnaldo Ferreira.

O atual prefeito, João Henrique (PMDB), o ex-prefeito Antônio Imbassahy (PSDB), o deputado federal ACM Neto (DEM), o deputado federal Walter Pinheiro (PT) e o candidato do PSOL, Hilton Coelho, passaram a maior parte do tempo tentando se apresentar como solução e jogar sobre os adversários a culpa pelos principais problemas enfrentados pela população soteropolitana.

"Salvador vem sendo governada por interesses privados mesquinhos e particularistas, e nessa mesa tem vários candidatos que participaram desse processo, a exemplo de ACM Neto/Imbassahy", disparou, logo na abertura, Hilton Coelho, o primeiro candidato falar.

Inconformado com a associação de seu nome ao do neto do ex-senador Antônio Carlos Maganhães, Imbassahy teve um pedido de direito de resposta negado pelo departamento jurídico da Band e só conseguiu a oportunidade de responder quando provocado pelo petista Walter Pinheiro, para quem o tucano tentou "se descolar daquele projeto e se apresentar como algo novo" ao trocar o antigo PFL pelo PSDB.

"ACM tinha defeitos e qualidades, e uma delas era oferecer oportunidade a jovens administradores. E eu sempre me portei com dignidade. Lógico que em determinado momento tivemos uma divergência pública. Ele queria que eu colocasse a polícia para reprimir as manifestações de estudantes contra o aumento das passagens de ônibus, mas eu entendi que problema social não se resolve com cacetete e gás lacrimogêneo", argumentou Imbassahy.

"Quero ser prefeito para tirar Salvador do século 20 e trazê-la para o século 21. Hoje Salvador é a capital do aumento da violência, é uma cidade que perdeu a capacidade de planejar seu futuro. Queremos mostrar que é possível fazer mais, gastando menos", disse ACM Neto, líder nas pesquisas de intenção de voto, com 26%, dirigindo seus ataques a João Henrique.

No segundo bloco, quando os candidatos passaram a fazer perguntas entre si, ACM Neto propôs a ampliação do programa Saúde da Família e das unidades de emergência e indagou João Henrique sobre quem seria o responsável pela crise no sistema municipal de saúde, do PT, que teve dois secretários da pasta, ou do próprio prefeito.

"Antigamente o cidadão tinha de dormir na fila para conseguir ser atendido nos postos de saúde, as mães eram verdadeiras corujas, hoje isso não existe mais. Criamos o Samu, antes não tinha. Antes o governo era do PFL, que depois virou DEM, o mesmo partido do candidato que acaba de me perguntar. Vocês ficaram tanto tempo no poder, onde é que estavam com essas idéias, trancadas no cofre?", respondeu João Henrique.

Até mesmo o candidato Hilton Coelho foi chamado á responsabilidade ao questionar Walter Pinheiro sobre a participação do PT no "caos da saúde após três anos e meio de governo João Henrique. "Você também ajudou a montar esse governo quando ainda estava conosco no PT. O Psol foi fundado em dezembro de 2005, portanto foram nove meses de participação no governo João Henrique", retrucou.

Leia as principais frases dos candidatos:

Walter Pinheiro
"Salvador está se transformando numa cidade perversa. Eu mesmo tive oportunidades que meus filhos não tiveram, a exclusão do povo negro , os congestionamentos, prolemas sérios, tratar a cidade e resgatar o ser humano"

ACM Neto
"Queremos mostrar que é posível fazer diferente Tirar salvador do século XX e trazer para o século XXI. Procurei as melhores administrações do país. Hoje Salvador é a capital do aumento da violência, uma cidade que perdeu a capacidade de planejar o seu futuro. Quero mostrar que é possível fazer mais gastando menos, uma administração que sirva de modelo para o País"

Imbassahy
"Eu já fui administrador de Salvador por dois períodos em posso dizer que isso é uma dádiva, mas isso não pode ser feito com base na improvisação. Conheço os problemas da cidade não vou esperar três meses, vou governar logo no primeiro dia. Sei onde estão os recursos, tenho excelente relacionamento com o governo Jaques Wagner"

João Henrique
"Quero ser reeleito para dar continuidade ao trabalho iniciado em 2005, que transformou salvador numa cidade auto-sufiente. Salvador é a capital brasileira do desemprego há mais de 10 anos, hoje é um canteiro de obras. Salvador não tinha planejamento, não tinha um plano diretor, e hoje tem"

Hilton Coelho
"Precisamos acabar com o faz de conta da educação, é preciso deixar de investir apenas nas fachadas e sim no que está dentro das escolas, valorizar professores, servidores. Investir na humanização ensino do afro-descendente, que encontra tão pouco apoio de nosso poder público"

Imbassahy
"A questão da segurança é dever de todos, e não apenas do Governo do Estado, como diz a propaganda da prefeitura. Valéria era o mais violento quando eu era prefeito. Construímos escola de primeiro grau, não tinha uma praça ,uma área de lazer, fizemos ações políticas e sociais. O prefeito pode ajudar e muito"

Walter Pinheiro
"Você que está em casa não acredite nessa história do novo, eles querem é voltar de novo, isso sim, cuidado com essa panelinha"

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host