UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

23/07/2008 - 10h13

Atacante Túlio Maravilha lança candidatura a vereador em Goiânia

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL
Em Goiânia
O atacante Túlio Maravilha fez história nos gramados do Brasil. Com a bola nos pés, defendeu grandes clubes, como Corinthians e Botafogo-RJ. Foi artilheiro do Brasileirão em três oportunidades (1989, 1994 e 1995) e já contabiliza mais de 840 gols na carreira. Agora ele se prepara para mais um desafio: as urnas. Túlio é candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Goiânia pelo PMDB e, a partir de agora, divide seu tempo entre os gramados e a campanha política.

Aos 39 anos de idade ele segue na ativa, e marcando gols. Já balançou as redes nove vezes na Série B do Brasileiro jogando pelo Vila Nova-GO e é o atual vice-artilheiro da competição. "Futebol é a minha vida. E agora aceitei encarar o desafio da política. Vamos ver no que dá", ressalta o atleta-político, economizando nas palavras.
  • Bruno Domingos/Reuters

    Túlio Maravilha na época que defendia o Volta Redonda. Ele agora ataca de candidato


    A cautela quando o assunto é política destoa do estilo falastrão e marqueteiro que fez de Túlio uma estrela nacional, principalmente nos anos 90. É que, no campo da política, ele teme uma marcação ainda mais dura que a que enfrenta nos gramados durante os jogos. Por orientação do advogado, ele mede cada palavra para não ter problemas com a Legislação Eleitoral.

    "Sobre futebol, você pode perguntar o que quiser. Agora, sobre política, não posso falar, por orientação de meu advogado. A campanha está a pleno vapor e não podemos arriscar. Só depois das eleições", afirmou o jogador, que já divide o tempo entre os treinos e as viagens do time com os compromissos de campanha. E garante que vai para as ruas em busca de votos.

    Mesmo resistente a falar, o jogador candidato aposta no carisma para ser eleito em outubro. Para isso, quer unir as duas principais torcidas do Estado. "No futebol tem a rivalidade. Mas o Túlio é um patrimônio do Estado de Goiás, não de um time. E, nesse caso, não tem divisão. O apoio virá de todos os lados", garante Túlio.

    Ele já tem recebido apoio das torcidas organizadas do Goiás, time que o revelou, e o Vila Nova, clube atual. Também defendeu as cores do Atlético Goianiense na Série C do Brasileiro. Falante e muito desinibido, o horário gratuito na TV também é uma arma na caça aos votos.

    Mas se engana quem pensa que a opção por iniciar na carreira política seja uma alternativa para uma possível aposentadoria dos gramados. Independentemente do resultado, Túlio garante que não deixa o futebol antes de 2010. "Vou jogar pelo menos mais dois anos e chegar ao gol mil. Tenho disposição e fôlego de sobra para isso", garante o artilheiro, que contabiliza 845 gols na carreira.

    Esse ano, já marcou 23 (14 pelo Estadual e nove no Brasileiro), mas quer chegar a 50; "Essa é minha meta. Depois terei mais dois anos para alcançar o milésimo gol. Aí, terei toda tranqüilidade para parar". Se eleito, Túlio manterá a jornada dupla, no campo e na Câmara. "Sempre estive pronto para ajudar. Se precisar, bato escanteio e vou cabecear. Dá pra levar bem as duas coisas", completa.

    Carreira


    Túlio Humberto Pereira Costa foi revelado no Goiás nos anos 80, mas se projetou nacionalmente quando foi artilheiro do Brasileiro defendendo o time goiano, em 1989. Depois disso, foi negociado para o futebol francês e retornou ao Brasil logo depois. Sua melhor fase foi defendendo as cores do Botafogo, onde voltou a ser artilheiro em duas oportunidades e também campeão nacional.

    Também fez jogos e gols importantes jogando pela seleção Brasileira. O gol mais curioso foi contra a Argentina, quando marcou usando a mão. Também esteve no Corinthians e vários outros clubes menores. Chegou a jogar no Amazonas antes de retornar ao futebol goiano. "É cedo para falar de aposentadoria. Mas além dos mil gols tenho uma meta. Para encerrar, tem três times: Botafogo, Vila ou Goiás. Em qualquer um deles, fico satisfeito".

    Futebol e política


    Outros jogadores de futebol, antes de Túlio Maravilha, trocaram os gramados pelas eleições, e alguns até se destacaram como políticos, caso de pelo menos três ex-jogadores. Ademir da Guia, grande ídolo da história do Palmeiras, nas décadas de 70 e 80, ocupa atualmente cadeira de vereador em São Paulo, pelo PR.
    • Fernando Santos/Folha Imagem

      Biro Biro: ídolo do Corinthians nos anos 80 e depois vereador em SP


      Outro bastante conhecido dos torcedores, Biro Biro, volante do Corinthians nos anos 80, foi vereador em São Paulo. O caso mais emblemático, no entanto, é o do ex-goleiro do Atlético Mineiro, João Leite. Leite abandonou definitivamente os gramados, elegeu-se deputado e nas últimas eleições municipais, de 2004, ficou em segundo lugar para a prefeitura de Belo Horizonte, com 22,7% dos votos válidos.

      Veja mais notícias de eleições na cidade de Goiânia - GO

      Compartilhe:

        ÚLTIMAS NOTÍCIAS

        Mais notícias

        Hospedagem: UOL Host