UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/06/2008 - 18h20

PSDB aprova apoio informal à chapa PSB-PT em BH

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte
A instância municipal do PSDB aprovou nesta segunda (30) o apoio informal à chapa formada pelo ex-secretário de Estado Marcio Lacerda (PSB) e o deputado estadual Roberto Carvalho (PT) para a disputa do cargo de prefeito de Belo Horizonte. A não-indicação de candidato majoritário tucano ao pleito de outubro viabiliza enfim o projeto delineado desde o fim do ano passado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e o prefeito Fernando Pimentel (PT) em torno da união tucano-petista para a capital mineira.

Em reunião que contou com a presença do candidato socialista, Marcio Lacerda, e do secretário de Estado Danilo de Castro, representando Aécio Neves, que estava em encontro com o presidente Lula na cidade de Itajubá, Sul de Minas Gerais, houve a aprovação unânime do apoio tucano informal a Lacerda.

Para Castro, o momento agora é de incentivo à chapa do PSB, mesmo que informalmente. "A posição do PSDB é de apoio irrestrito (a Lacerda e Carvalho). (O PSDB) vai trabalhar desde o primeiro momento em apoio ao ex-secretário Marcio Lacerda e o deputado Roberto Carvalho, que é o que representa de moderno e, inclusive, está sendo observado pelo país todo".

Questionado sobre a ausência do governador ontem na convenção do PSB e também nesta segunda na reunião tucana, Danilo de Castro fez questão de ressaltar a importância da presença de Aécio na campanha que se avizinha e da afinidade existente entre o tucano e Lacerda.

"O governador vai ser o carro-chefe da campanha, não tenham dúvida. O ex-secretário Marcio Lacerda é homem de estrita confiança do governador, o governador vai participar, vai estar à frente da campanha. O limite que a legislação eleitoral permitir será o limite que o governador vai estar presente", disse.

Castro ainda revelou que já mantivera contato com o prefeito Fernando Pimentel, pela manhã, e que detalhes da campanha socialista-petista já haviam sido definidos. O secretário classificou Aécio e Pimentel de "ícones" da campanha e que a figura do governador será o "ponto forte" da campanha.

Para ele, ao aceitar apoiar informalmente a chapa do PSB-PT, o governador Aécio Neves mandou uma mensagem ao restante do país. "O governador acaba de dar um gesto de generosidade, um gesto de como se faz política, um gesto de respeito à opinião pública", finalizou.

O PSDB aproveitou para lançar 59 candidatos ao cargo de vereador, número que lhe coube pela lei eleitoral por não ter conseguido homologar coligação com outra legenda que não fizesse parte da aliança capitaneada pelo PT e pelo PSB, da qual não faz parte oficialmente.

Candidato do PSB

Ainda pouco afeito a entrevistas, o socialista Marcio Lacerda disse acreditar que a campanha que se principia será vitoriosa e que o principal fator agora é convencer a população de Belo Horizonte que a proposta apresentada pelo PSB para a cidade será a melhor.

Ao ser indagado sobre a possibilidade de haver uma desigualdade excessiva entre o partido socialista e as demais siglas que apresentaram candidatos a prefeito, Lacerda contemporizou e passou a responsabilidade aos que não aderiram à aliança. "O processo é democrático. Tudo foi feito de acordo com a lei, não nenhuma vantagem ilegal. Os partidos que resolveram ficar em minoria o fizeram por escolha própria e não por uma imposição", frisou.

Pelos cálculos de lideranças que compõem a aliança recém-formatada, o PSB terá cerca de 10 a 11 minutos (tempo que poderá aumentar conforme haja acréscimo no número de coligações) no horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio em razão das alianças formuladas com 12 siglas até o momento.

Para se ter um parâmetro, o PC do B, que havia homologado o nome da deputada federal Jô Moraes ontem para ser a candidata do partido com vistas às eleições de outubro, deverá ter direito a 1 minuto e 6 segundos, de acordo com dados da legenda.

Após o PSB, o PMDB será o partido com maior tempo de exposição no horário gratuito, com cerca de 7 minutos, conforme cálculos da sigla.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belo Horizonte - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host