UOL Eleições 2008 Manaus

 
Divulgação

Após duas derrotas, Amazonino Mendes é eleito para a Prefeitura de Manaus e recupera força política na cidade

Amazonino Mendes

  • Partido: PTB
  • Idade: 68 anos
  • Local de nascimento: Eirunepé - AM
  • Profissão: advogado
  • Patrimônio: R$ 3,1 milhões

Não estou atrás de poder. Fui governador três vezes. Já o exerci. Não é isso que me move

Vou procurar técnicos para trabalhar. Não quero administrar com amigos

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus



align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '2',
cidades : ['am02550']

Amazonino Mendes (PTB) venceu o segundo turno das eleições à Prefeitura de Manaus. Esta será a terceira vez que o petebista assumirá o executivo municipal. Ao derrotar o candidato à reeleição Serafim Corrêa (PSB), Amazonino confirmou o favoritismo que as pesquisas de intenção de voto demonstraram durante todo o pleito. A disputa marcou a "revanche" entre os dois políticos. Em 2004, Amazonino perdeu para Serafim.


Pesquisa Ibope já apontava vitória de Amazonino Mendes com 57% dos votos válidos ante 44% de Serafim Corrêa.

A vitória de Amazonino encerrou um ciclo de duas derrotas consecutivas que ele sofreu em 2004 (para a prefeitura) e em 2006 (para o governo do Estado). Ele é um dos políticos mais vitoriosos do Amazonas. Foi prefeito duas vezes (1983-1984 e 1993-1994), senador (1991-1992) e comandou o governo do Estado por três gestões (1987-1990, 1995-1998 e 1999-2002).



Durante o primeiro turno das eleições, Amazonino teve de enfrentar antigos aliados. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR) e o governador do Estado, Eduardo Braga (PMDB), se uniram em torno da candidatura do vice-governador Omar Aziz (PMN). Ele foi atacado por seus adversários e apresentado como "representante do atraso" político.


No segundo turno, a tensão entre Amazonino e seus antigos aliados parece ter esmaecido. Omar, que havia sido seu secretário de Segurança, declarou apoio ao petebista. Eduardo Braga e Alfredo Nascimento optaram pela neutralidade. Entretanto, seus correligionários apoiaram, em massa, a candidatura de Amazonino.


As 5 principais promessas

  • 1. Abrir escolas municipais nos fins de semana para que a comunidade use instalações e equipamentos
  • 2. Fortalecimento nutricional da merenda escolar servida nas escolas municipais
  • 3. Recuperação das ruas e avenidas da cidade por meio de operação "Tapa-buracos"
  • 4. Operação destinada à limpeza e retirada do lixo das vias da cidade
  • 5. Tratamento dentário e oftalmológico gratuitos para estudantes da rede municipal

Amazonino Mendes, por sua vez, apresentou propostas como a redução em 20% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de todos os moradores da cidade e também prometeu a criação de um "Bolsa Família" municipal no valor de R$ 60 mensais para as 115 mil famílias atendidas pelo programa do governo federal.


Serafim Corrêa, por sua vez, baseou seu discurso nas apresentações de suas obras à frente da prefeitura e na afirmação de que teve de "arrumar a casa" quando assumiu a prefeitura. Um dos bordões de sua campanha foi: "Eles tiveram 20 anos e não fizeram. Eu tive quatro anos e estou fazendo", referindo-se aos anos em que Alfredo Nascimento (PR), Eduardo Braga (PMDB) e Amazonino Mendes (PTB) se revezaram à frente da Prefeitura de Manaus.


No segundo turno das eleições, um dos fatos mais marcantes foi a mudança no tom do horário eleitoral gratuito do candidato. Enquanto na primeira fase da campanha Amazonino se notabilizou pela apresentação de suas propostas e realizações, no segundo ele adotou um tom mais agressivo, acusando o atual prefeito Serafim Corrêa de ter sido negligente e lento em sua administração.


O que você achou da
vitória de Amazonino?

Amazonino Mendes chegou a utilizar atores em seu horário eleitoral gratuito encenando esquetes que ridicularizavam aspectos da gestão de Serafim. Entre os setores atacados estavam o transporte coletivo, o excesso de buracos nas ruas da cidade e a educação. Os esquetes causaram polêmica e foram alvo de ações na Justiça Eleitoral.


A expectativa agora está sobre a possibilidade de Amazonino não completar o mandato de prefeito. Em entrevistas, ele deixou claro que não descarta a chance de abrir mão da prefeitura para se candidatar ao governo do Amazonas em 2010.


Essa hipótese coloca em que xeque um acordo "velado" entre Braga e Alfredo Nascimento segundo o qual o governador do Estado apoiaria o ministro para as eleições ao governo do Amazonas em 2010. Braga, por sua vez, deixaria o comando do Estado para se candidatar ao Senado.


Entre os problemas mais urgentes que o novo prefeito terá de enfrentar está o precário abastecimento de água, a ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto - calcula-se que apenas 4% da população tenha acesso a essa estrutura -, a melhora do sistema de transporte coletivo e as constantes invasões urbanas de terras que ocorrem na periferia da cidade.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Manaus (AM)
Hospedagem: UOL Host