UOL EleiçõesUOL Eleições

29/10/2006 - 22h21

PMDB elege o maior número de governadores, 7; PFL só conquista 1

Larissa Guimarães
Em São Paulo
O PMDB conseguiu eleger o maior número de governadores nos Estados. A legenda conquistou sete das 27 unidades da Federação, o equivalente a 25,9% do total. Algumas das conquistas ocorreram em centros importantes do Sudeste e Sul, como o Rio de Janeiro do governador eleito Sérgio Cabral e o Paraná do reeleito Roberto Requião, vitorioso em uma disputa bastante apertada com Osmar Dias (PDT).

Reprodução
MAPA POLÍTICO

Veja como ficou a distribuição dos governos dos Estados entre os partidos políticos
A sigla também vai comandar os seguintes Estados: Amazonas, Tocantins, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Embora derrotado pela segunda vez nas urnas na disputa presidencial, o PSDB saiu vitorioso nas eleições nos Estados. Conseguiu eleger seis governadores em três dos cinco maiores colégios eleitorais do país - São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

No caso de São Paulo e de Minas, os tucanos conseguiram votações expressivas, elegendo José Serra e Aécio Neves ainda no primeiro turno. Os tucanos também conquistaram o poder nos Estados de Roraima, Paraíba e Alagoas.

Em terceiro no ranking, o PT chegou à marca de cinco Estados nestas eleições. O partido havia conseguido eleger governadores em apenas três Estados em 2002. Agora, os petistas comandarão dois Estados de maior representatividade: a Bahia e o Pará, além de Sergipe, Piauí e Acre.

Na Bahia, o PT teve sua vitória mais importante. Jacques Wagner conseguiu desbancar o carlismo, derrotando o governador do Estado Paulo Souto (PFL), candidato do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA).

O PSB também sai reforçado destas eleições, conquistando três Estados. A sigla vai comandar duas unidades importantes da região Nordeste - Ceará e Pernambuco - e também o Rio Grande do Norte.

Resultado amargo

O PFL amargou o último lugar do ranking da disputa estadual. A legenda conquistou apenas o Distrito Federal, com a eleição de José Roberto Arruda. Segundo analistas, o partido que tem como presidente Jorge Bornhausen foi o grande derrotado nas urnas neste ano. O PP também teve apenas uma vitória, em Goiás, com Alcides Rodrigues.

O partido sentiu duas derrotas, em especial, nos Estados: perdeu seus redutos tradicionais na Bahia e no Maranhão. A sigla ficou sem Paulo Souto no governo baiano e ainda sofreu o revés da derrota de Roseana Sarney. A vitória da senadora chegou a ser apontada pelas pesquisas de opinião no primeiro turno, mas a disputa chegou ao segundo turno e, mesmo apoiada pelo presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Roseana perdeu para Jackson Lago (PDT).