UOL EleiçõesUOL Eleições

03/10/2006 - 10h31

Alckmin afirma que Lula chegou ao 2o turno "derrotado"

Por Alice Assunção

SÃO PAULO (Reuters) - O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira que o presidente-candidato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou ao segundo turno das eleições "praticamente derrotado".

O candidato tucano garantiu que o cenário de desvantagem mudou e que ele enfrenta o segundo turno com mais força do que tinha no início da disputa.

"No segundo turno, é uma outra eleição. Zera tudo e começa tudo de novo. Então é uma eleição muito mais equilibrada. No primeiro turno, a distância do Lula pra mim era muito grande", disse Alckmin em entrevista à rádio BandNews.

"Muita gente, às vezes, não se empenha porque acha que é difícil...O Lula veio para o segundo turno derrotado, praticamente. E nós chegamos no segundo turno numa curva ascendente", acrescentou.

Sobre um eventual apoio da candidata derrotada, Heloísa Helena (PSOL), Alckmin disse que manterá contato com a senadora, apesar de a candidata declarar que não fará coligações com os presidenciáveis.

Alckmin afirmou que há "possibilidade de ter maioria dos votos dos eleitores da Heloísa Helena".

"Ela (Heloísa) já declarou que seus eleitores são maduros e que eles têm condições de escolher o melhor candidato para o segundo turno e que ela não vai se manifestar. Eu respeito e vou até manter um contato com ela independente disso", garantiu.

(Por Alice Assunção)