UOL EleiçõesUOL Eleições

02/10/2006 - 00h58

Lula agora vai aos debates, diz Tarso Genro

Por Ricardo Amaral

BRASÍLIA (Reuters) - Ao contrário do que fez ao longo do primeiro turno das eleições, o presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva agora quer participar de debates com seu adversário na segunda rodada, o tucano Geraldo Alckmin.

Folha Imagem - 1.out.2006
Lula e Marisa depois de votar no ABC
LULA X ALCKMIN
RAIO-X DOS ELEITOS
"O debate agora é positivo, porque serão confrontados dois projetos bem nítidos e será feito com um só adversário", disse o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, na noite deste domingo, logo depois de definido o resultado das eleições presidenciais.

"Agora poderemos fazer uma comparação bem nítida entre o nosso governo e o governo Fernando Henrique, debatendo propostas e idéias", afirmou o ministro a jornalistas no portão do Palácio da Alvorada.

Tarso Genro foi o primeiro membro do primeiro escalão do governo a falar sobre o segundo turno, depois que os números do Tribunal Superior Eleitoral confirmaram que Lula não obteve a maioria absoluta neste domingo.

"Nós fomos vitoriosos e teremos mais trinta dias para mostrar as realizações do governo", acrescentou.

Logo depois de Tarso Genro, o vice-presidente José Alencar também deixou o Alvorada, tentando transmitir tranquilidade em relação ao resultado, que frustrou os petistas.

"A maioria do povo brasileiro mostrou que apóia o governo do presidente Lula", disse Alencar.

"Ele só não venceu no primeiro turno porque isso é bom para o Brasil e nós gostamos de nos encontrar com o povo brasileiro", acrescentou, argumentando que no segundo turno haverá oportunidade de debate e de se fazer "um balanço das realizações".

"Pessoalmente, eu era a favor de que o presidente participasse do debate (na TV Globo, quinta-feira), mas fui voto vencido", disse Alencar. "O presidente Lula é bom de debate, tem experiência e poderia ganhar dos adversários com facilidade."

(Por Ricardo Amaral)