UOL EleiçõesUOL Eleições

29/09/2006 - 19h31

TSE nega pedido do PT e permite fotos de dinheiro do dossiê

Por Ricardo Amaral

SÃO BERNARDO DO CAMPO, São Paulo (Reuters) - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido da coligação que apóia a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que impedisse a divulgação de fotos do dinheiro apreendido com petistas que tentavam comprar um dossiê contra políticos tucanos.

Crédito
Pilha com o dinheiro que seria usado
para a compra do dossiê
MAIS FOTOS DO DINHEIRO
EX-ASSESSOR LIVRA MERCADANTE

Segundo o advogado Márcio Silva, da coligação PT-PCdoB-PRB, o ministro José Delgado negou liminarmente o pedido.

A informação sobre o pedido, que também foi apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), foi dada a jornalistas pelo coordenador da campanha de Lula, Marco Aurélio Garcia. Segundo ele, a coligação tem informações de que as fotos teriam sido subtraídas do inquérito da Policia Federal de Mato Grosso mediante pagamento.

"É uma violação do segredo de justiça, portanto um ato ilegal, e temos informações não confirmadas de que foi um vazamento ilegal (obtido) contra pagamento em dinheiro", disse o coordenador a jornalistas durante panfletagem realizada por Lula no portão da Ford, em São Bernardo.

"Entramos no TSE e no TRE de São Paulo com medidas para sustar a divulgação ilegal desses materiais", prosseguiu. "E vamos tomar todas as medidas administrativas e jurídicas para coibir essa tentativa de se violar a vontade popular. O que está em jogo é mais que uma quebra de sigilo, é uma tentativa de influenciar o processo eleitoral brasileiro e tentar reverter a reeleição do presidente Lula", acrescentou.

O portal Estado de S.Paulo divulgou nesta sexta-feira fotos dos cerca de 1,7 milhão de reais que seriam usados na compra do dossiê. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, as fotos se referem a uma perícia realizada no dinheiro (1,1 milhão de reais e 248,8 mil dólares) na quinta-feira por técnicos da PF.

Para Marco Aurélio Garcia, a ação do PT contra a divulgação das fotos não pode ser considerada um ato de censura à imprensa.

"Não é censura", afirmou elevando o tom de voz. "Há uma lei no Brasil que permite que determinados fatos sejam resguardados até esclarecimento final sob a forma de sigilo."

Garcia acrescentou que o Ministério da Justiça também está tomando medidas para apurar o vazamento. Ele disse que o governo vai apresentar, no devido tempo, as evidências de que as fotos foram obtidas mediante suborno.

Ele reagiu com ironia ao ser lembrado que um dos delegados responsáveis pelo caso alegou que as fotos foram roubadas. "Digamos que foi um roubo sob remuneração", provocou.