UOL EleiçõesUOL Eleições

20/09/2006 - 11h08

PF vai ouvir suspeitos de negociar dossiê antes de decidir se chamará Berzoini

Por Cesar Bianconi

CUIABÁ (Reuters) - A Polícia Federal ouvirá três supostos envolvidos na compra do "dossiê Serra" para, então, pedir esclarecimentos ao presidente do PT, Ricardo Berzoini.

A assessoria da PF em Mato Grosso informou nesta terça-feira que vai colher os depoimentos dos petistas Osvaldo Bargas, Jorge Lorenzetti e Expedito Afonso Veloso.

"Primeiro temos que ouvir os três. Só a partir daí vamos pensar no Berzoini", disse um assessor da PF em Cuiabá. Questionado sobre a chance de Berzoini ser ouvido, o assessor disse que "tudo indica que sim".

Em todos os casos, a PF entrará em contato com os petistas e, caso não se disponham a falar, vai intimá-los. Lorenzetti já entrou em contato com a PF e se ofereceu para depor. Segundo nota divulgada pela revista "Época" na terça-feira, Bargas e Lorenzetti ofereceram o dossiê à revista.

Os dois teriam avisado o presidente do PT sobre o encontro, mas Berzoini alega não ter tido conhecimento do assunto a ser tratado.

Lorenzetti foi dirigente da CUT e trabalhava até terça-feira na campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Chefe do chamado núcleo de informação e inteligência da campanha, Lorenzetti é conhecido como churrasqueiro do presidente.

Bargas é ex-secretário e ex-chefe de gabinete do Ministério do Trabalho no governo Lula e ligado ao presidente do PT.

Expedito Afonso Veloso é diretor de gestão de risco do Banco do Brasil e também filiado ao PT. Ele foi citado no depoimento do petista Valdebran Padilha, preso com Gedimar Passos na sexta-feira passada com R$ 1,7 milhão que seriam usados para pagar o dossiê.

A PF disse que segue investigando a origem do dinheiro. A polícia espera receber a fita de vídeo com imagens do circuito interno de segurança do hotel em São Paulo onde foram presos Gedimar e Valdebran.

(Por César Bianconi)