UOL EleiçõesUOL Eleições

14/07/2006 - 21h22

Lula diz que ideologia não dita sua relação com Bush e Chávez

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na sexta-feira que não via dificuldades em manter boas relações com os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e da Venezuela, Hugo Chávez, que estão ideologicamente em campos opostos.

Ele mencionou que seus bons vínculos também se estendem aos mandatários de diversos países da região, e que suas conversas com eles são um contato entre Estados.

"Aí são interesses nacionais que estão em jogo, e você não discute se você pensa politicamente igual ou diferente", disse o presidente à Reuters.

Sobre o mapa político da América Latina, onde uma série de eleições teve como vencedores candidatos nacionalistas ou de esquerda, com exceção de Colômbia e México, o presidente minimizou as definições ideológicas.

"Não acho que o México foi mais para a direita", com o triunfo do governista Felipe Calderón sobre o esquerdista Andrés Manuel López Obrador.

"Eu vi um noticiário chamando o López Obrador de esquerdista. Ele não é esquerdista e nem você pode dizer que o Fox era um homem de direita", afirmou o presidente.

Por isso, disse Lula, não haverá mudanças nas relações do Brasil com o México por causa do novo governo.

"Eu penso que muito mais do que esquerda ou direita, você tem que ser civilizado para fazer política", afirmou.

(Reportagem de Mario Andrada e Silva, David Schlesinger e Julio Villaverde)