UOL EleiçõesUOL Eleições

09/06/2006 - 19h12

Site do PFL diz que, para Ronaldo, Lula tem fama de "cachaceiro"

Cláudio de Souza
Da Redação
Em São Paulo

Reprodução

Detalhe do site do PFL, por volta das 19h da sexta-feira (9)

Detalhe do site do PFL, por volta das 19h da sexta-feira (9)

O site do PFL manteve no ar, pelo menos em parte da tarde e no início da noite desta sexta-feira, um título afirmando que o atacante Ronaldo teria dito que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "tem fama é de grande cachaceiro".

Sob um desenho em vermelho com uma imagem de Lula e a palavra "Impeachment", o site trazia o título "Lula tem fama é de grande cachaceiro, diz jogador Ronaldo". Embaixo, o subtítulo: "Presidente da República chamou Ronaldo de gordo. O troco veio rápido. Ronaldo lembrou da cachaça de Lula".

Imagem, título e subtítulo mandavam o leitor para uma reportagem transcrita da Veja Online, a qual relata a resposta de Ronaldo à pergunta indiscreta de Lula sobre o suposto excesso de peso do atacante, feita ao técnico Carlos Alberto Parreira durante a vídeo-conferência do presidente com a Seleção, realizada ontem.

O título do texto da Veja Online é "Artilheiro reclama de Lula e cobra respeito". O trecho que cita a reação de Ronaldo (que não estava presente quando Lula o alfinetou) é o seguinte:

"O craque foi além e disse que 'todo mundo diz que o presidente bebe para caramba'. 'Do mesmo jeito que dizem que estou gordo e não estou, dizem que ele bebe para caramba e não deve ser verdade'. Ronaldo se disse 'muito chateado' com as especulações e pediu 'mais respeito' por causa de seu currículo na Copa. 'Parece sempre que estou tendo que passar por um teste', desabafou".

Ronaldo, ainda segundo a Veja Online, avaliou que o presidente Lula poderia ter entrado "na onda da imprensa", e por isso abordado a questão do peso do jogador. Em nenhum momento Ronaldo chamou Lula de "cachaceiro".

A reportagem ligou a partir de 18h50 -- quando tomou conhecimento do texto no site do PFL -- para os diretórios de São Paulo e do Distrito Federal do partido, e para um número de telefone (também do DF) que consta no próprio site pefelista. Ninguém atendeu.

Por volta de 19h15, o site já tinha sido alterado, e o título sobre a "cachaça", retirado do ar.