UOL EleiçõesUOL Eleições

PSDB

Nome: Partido da Social Democracia Brasileira
Ano Fundação: 1988
Deputados federais eleitos: 65
Senadores eleitos: 5
Destaque: Fernando Henrique Cardoso

PT

Nome: Partido dos Trabalhadores
Ano Fundação: 1980
Deputados federais eleitos: 83
Senadores eleitos: 2
Destaque: Lula

PFL

Nome: Partido da Frente Liberal
Ano Fundação: 1985
Deputados federais eleitos: 65
Senadores eleitos: 6
Destaque: Antonio Carlos Magalhães

PMDB

Nome: Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Ano Fundação: 1966
Deputados federais eleitos: 65
Senadores eleitos: 4
Destaque: José Sarney

PP

Nome: Partido Progressista
Ano Fundação: 1991
Deputados federais eleitos: 42
Senadores eleitos: 1
Destaque: Paulo Maluf

PDT

Nome: Partido Democrático Trabalhista
Ano Fundação: 1979
Deputados federais eleitos: 24
Senadores eleitos: 1
Destaque: Cristovam Buarque

PSB

Nome: Partido Socialista Brasileiro
Ano Fundação: 1947
Deputados federais eleitos: 27
Senadores eleitos: 1
Destaque: Ciro Gomes

CLÁUSULA É RUIM PARA A DEMOCRACIA
Mesmo sem prever a extinção de partidos políticos logo após o resultado das urnas, a cláusula de barreira deverá "extirpar" do meio político as siglas que representem minorias, segundo Everson Tobaruela, presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB.

"A adoção do percentual mínimo de 5% nos país só servirá para garantir quatro ou cinco partidos no poder. Vão impedir uma minoria importante de ter voz. É ruim para a democracia ter tão poucas siglas", afirma o especialista.

Leia mais

Excluídos pela cláusula de barreira, partidos vão à Justiça e estudam fusões


Larissa Guimarães
Em São Paulo

Dos 16 partidos que têm representação no Congresso, nove não conseguiram ultrapassar a cláusula de barreira, regra que passa a valer a partir desta eleição, e podem perder força em 2007. PPS, PV, PC do B, PSOL, PTB, PL, PSC, Prona e PTC não atingiram os índices mínimos determinados pela cláusula. Já PT, PMDB, PFL, PSDB, PDT, PP e PSB superaram a barreira e manterão seus direitos.

O QUE É CLÁUSULA DE BARREIRA
A cláusula de barreira determina que somente os partidos com 5% dos votos válidos para a Câmara e Assembléias Legislativas terão direito a tempo no horário eleitoral e participação no fundo partidário.

Para impedir que um partido obtenha 5% dos votos válidos para a Câmara em poucos Estados, a cláusula também determina que esses 5% incluam 2% de votos válidos em, no mínimo, nove unidades da federação.

A briga para derrubar a nova regra ou flexibilizá-la já começou. Os partidos prejudicados pela cláusula de barreira já entraram com ações na Justiça eleitoral para tentar driblar as restrições. "Já entramos com uma ação no TSE contra a aplicação da regra", diz Luiz Penna, presidente do PV. "Pedimos o funcionamento do partido com a vigência da cláusula anterior, que era de 1%", explica.

O PSOL também não concorda com a aplicação da cláusula de desempenho e considera a regra "discriminatória'. “É uma cláusula completamente injusta. Nós vamos levar a questão à Justiça eleitoral sob a luz das estatísticas”, argumenta Júnia Gouveia, presidente do PSOL. "O PT quando foi fundado não conseguiu fazer 5% dos votos no país. Se essa regra existisse naquele período, a sigla não teria se legalizado", completa.

A briga não só chegou à Justiça eleitoral, como também já está no Congresso. Na Casa, existe uma série de projetos de lei para derrubar ou para reduzir de 5% para 2% a cláusula de desempenho, segundo o ex-ministro do TSE e professor de Direito da UnB (Universidade de Brasília), Walter Costa Porto. "Não acredito que a regra vá durar muito. O Congresso poderá derrubá-la", opina.

Sobrevivência

Com o novo cenário político, os partidos que não alcançaram os 5% de votos deverão buscar saídas para sobreviver. A mais provável, apontam analistas, será a fusão entre siglas, principalmente dos partidos médios. Siglas como o PPS e o PL deverão apostar nessa estratégia.

"Os partidos tiveram a possibilidade de crescer. Teremos que enfrentar a realidade", afirmou o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ). "Temos conversação com o PPS, mas nada definido", disse.

Segundo Walter Costa Porto, os partidos pequenos terão mais facilidade em lidar com as restrições porque já contavam com poucos recursos do Fundo Partidário. Porto afirma que os partidos médios vão sofrer mais. "Essas siglas recebiam um percentual maior do Fundo Partidário e terão uma redução mais significativa", explica.

Como fica

Antes mesmo do resultado das urnas, especialistas já previam que apenas sete partidos conseguiriam ultrapassá-la. Os demais terão de tentar a sobrevivência em meios às restrições que sofrerão. Os partidos terão direito a apenas 1% do Fundo Partidário e tempo reduzido no horário eleitoral gratuito.

A existência eleitoral dos partidos que não cumprirem a cláusula de barreira não está comprometida, mas essas siglas perderão força e poderão se extingüir, segundo o diagnóstico de alguns cientistas políticos.

Os parlamentares desses partidos terão direito a uma cadeira no Congresso, mas não poderão exercer os mesmos direitos dos congressistas de siglas que tenham alcançado os 5% dos votos. Eles não poderão assumir posições estratégicas no Congresso, como por exemplo, ocupar cargos na Mesa Diretora ou participar de comissões da Câmara.

"Esses deputados poderão apenas propor projetos e fazer uso da palavra no plenário. Teremos a figura do 'meio partido', que não terá os mesmos direitos dos partidos grandes", opina Leonardo Barreto, cientista político da UnB (Universidade de Brasília).

Os governadores de partidos que não atingiram os 5% poderão ter dificuldades para governar. Isso porque os parlamentares terão pequena influência sobre o Congresso, e terão mais dificuldade para destinar recursos a seus Estados.

PC do B

Nome: Partido Comunista do Brasil
Ano Fundação: 1922
Deputados federais eleitos: 13
Senadores eleitos: 1
Destaque: Aldo Rebelo

PPS

Nome: Partido Popular Socialista
Ano Fundação: 1992
Deputados federais eleitos: 21
Senadores eleitos: 1
Destaque: Roberto Freire

Prona

Nome: Partido da Reedificação da Ordem Nacional
Ano Fundação: 1989
Deputados federais eleitos: 2
Senadores eleitos: 0
Destaque: Enéas Carneiro

PSOL

Nome: Partido Socialismo e Liberdade
Ano Fundação: 2004
Deputados federais eleitos: 3
Senadores eleitos: 0
Destaque: Heloísa Helena

PV

Nome: Partido Verde
Ano Fundação: 1986
Deputados federais eleitos: 13
Senadores eleitos: 0
Destaque: Fernando Gabeira

PTB

Nome: Partido Trabalhista Brasileiro
Ano Fundação: 1945
Deputados federais eleitos: 22
Senadores eleitos: 3
Destaque: Roberto Jefferson

PL

Nome: Partido Liberal
Ano Fundação: 1985
Deputados federais eleitos: 23
Senadores eleitos: 1
Destaque: Valdemar Costa Neto

VERSÃO MAIS SUAVE DO QUE NO EXTERIOR
De acordo com o ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e professor de Direito da UnB (Universidade de Brasília), Walter Costa Porto, a cláusula de barreira adotada no país é uma versão "adocicada" do modelo implementado em outros países, como na Alemanha e na Grécia.

Nesses países, se o parlamentar é eleito, mas o partido não atinge o percentual de desempenho, ele fica impedido de assumir o posto. "Adotamos uma cláusula amenizada, adocicada", conta Porto.

Leia mais