UOL EleiçõesUOL Eleições

Clodovil e Frank Aguiar engrossam bancada dos deputados exóticos

Larissa Morais
Em São Paulo

Nestas eleições, uma nova leva de famosos, exóticos e bizarros atraiu a atenção dos eleitores. Entre os candidatos, veteranos como Enéas (Prona), esportistas como Aurélio Miguel (PL), a big sister Marielza BBB (PSB) e até mesmo Fernanda Karina (PMDB), que ficou conhecida como a “secretária do mensalão” após denunciar práticas de gerenciamento de recursos de seu ex-patrão, o empresário Marcos Valério. Artistas e personalidades da televisão como Clodovil, Frank Aguiar, Juca Chaves, Wagner Montes, Sidney Fat Family e Alan do Polegar também concorreram. Veja abaixo as “celebridades” que conseguiram se eleger:

Clodovil Hernandes

credito

Nome: Clodovil Hernandes
Data de nascimento: 17 de junho de 1937
Local: Elisiário (SP)
Partido: PTC

O estilista e apresentador Clodovil não conseguiu superar o 1,5 milhão de votos de Enéas, mas não deixou de ser um fenômeno. O candidato do PTC foi o terceiro mais votado para a Câmara dos Deputados por São Paulo, com 493.951 votos (2,43%), e ajudou a eleger um correligionário. Com mais de 45 anos de carreira, já trabalhou em várias emissoras de TV – a última, a RedeTV!, demitiu o estilista em razão de desentendimentos com integrantes do programa Pânico. O apresentador ingressou na política este ano - as origens de seu partido remontam ao PRN, que elegeu Fernando Collor em 1989. Clodovil animou o horário eleitoral ao dizer que não é passivo e que, com ele, “Brasília nunca mais será a mesma”. Leia mais

Wagner Montes dos Santos

credito

Nome: Wagner Montes dos Santos
Profissão: Jornalista e advogado
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Partido: PDT

Wagner Montes foi o terceiro candidato a deputado estadual mais votado no Rio de Janeiro, com 111.802 (1,37%). O apresentador ficou conhecido como jurado do “Show de Calouros” do SBT, onde trabalhou por quase 20 anos e conheceu Sônia Lima, com quem é casado até hoje. O novo deputado começou a carreira como repórter policial na Rádio Tupi, em 1974. Com vasta experiência em programas populares, Wagner deixou o “RJ no Ar”, da Record, para concorrer às eleições pelo PDT. Na emissora, apresentou o “Verdade do Povo” e o “Cidade Alerta Rio”. Wagner define-se como “justiceiro, defensor dos direitos e da segurança do povo”, além do melhor jornalista policial da televisão brasileira.

Enéas Ferreira Carneiro

credito

Nome: Enéas Ferreira Carneiro
Data de nascimento: 5 de novembro de 1938
Local: Rio Branco (AC)
Partido: Prona

Enéas volta à Câmara para mais um mandato. Seu plano inicial era disputar pela quarta vez à Presidência, mas uma leucemia levou-o a perder sua folclórica barba e a voltar-se para um projeto menos ambicioso. Em 2002, o cardiologista já havia desistido de dirigir o bordão “meu nome é Enéas” a todos os brasileiros, concorrendo a uma vaga de deputado por SP. O resultado foi uma votação recorde – 1,5 milhão de votos, que levou o Prona a eleger mais cinco deputados com votações inexpressivas. Este ano, foi o quarto colocado (386.905 votos), mas não levou ninguém do Prona a Brasília. Além do bordão, Enéas é conhecido pelo nacionalismo extremado e pelas opiniões controversas (como a defesa da bomba atômica nacional).

Francineto Luz de Aguiar

credito

Nome: Francineto Luz de Aguiar
Data de nascimento: 18 de setembro de 1970
Local: Itainópolis (PI)
Partido: PTB

Com 144.797 votos para deputado federal, o cantor de forró Frank Aguiar foi mais um fenômeno nestas eleições. Sem grandes propostas, o “cãozinho dos teclados” aproveitou o sucesso popular e entrou na política para “retribuir o público pelo carinho”. O cantor sempre terminava seu programa no horário eleitoral com seu grito característico (au!). De família humilde, chegou a iniciar faculdade de música em Teresina, mas trancou o curso em 1992 para tentar a sorte em São Paulo. Em 1997, obteve o primeiro disco de ouro – nos anos seguintes, vendeu milhões de cópias. Com agenda cheia e média de 30 shows mensais, Frank conseguiu concluir este ano o curso de direito.

Publicado originalmente em 2 de outubro de 2006