UOL EleiçõesUOL Eleições

12/09/2006 - 20h23

Lula seria reeleito no primeiro turno, aponta Datafolha

Da Redação
Em São Paulo

Alan Marques/FI - 12.set.06

Presidente assina MP sobre habitação

Presidente assina MP sobre habitação

Levantamento do Datafolha divulgado nesta terça-feira (12/09) pelo "Jornal Nacional", da Rede Globo, mantém a tendência de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno. O petista obtém 50% da intenção de votos, o que representa 56% dos votos válidos.

O principal adversário de Lula, o tucano Geraldo Alckmin, aparece com 28% da intenção de votos. Em terceiro lugar, permanece a senadora alagona Heloísa Helena, do PSOL, com 9%.

Na seqüência, vêm os candidatos Cristovam Buarque (PDT) e Ana Maria Rangel (PRP), ambos com 1%. José Maria Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Luciano Bivar (PSL) não pontuaram. Eleitores indecisos representam 6% do total. Pretendem votar em branco ou anular o voto 4% dos brasileiros.

Na última pesquisa do Datafolha, realizada entre os dias 4 e 5 deste mês, Lula aparecia com 51% da preferência dos brasileiros. Geraldo Alckmin chegava a 27% e Heloísa Helena, a 9%.

O instituto também simulou um segundo turno entre o presidente e o ex-governador de São Paulo. O petista venceria com 55% dos vots, contra 38% do tucano. Na última pesquisa, o placar era 55% para Lula e 37% para Alckmin.

O Datafolha ouviu 3.817 eleitores entre os dias 11 e 12 de setembro (estas segunda e terça) em 217 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 16.883/2006.

Leia também:
Levantamento do Datafolha mostra queda na aprovação ao governo
Kennedy Alencar: "Terremoto na elite" não abala favoritismo de Lula