UOL EleiçõesUOL Eleições

08/09/2006 - 20h25

Ibope mantém tendência de reeleição de Lula no primeiro turno

Da Redação
Em São Paulo

Ricardo Stuckert/Divulgação - 08.set.06

Alckmin cresceu dois pontos, mas sem tirar votos de Lula

Alckmin cresceu dois pontos, mas sem tirar votos de Lula

Permanece a tendência de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno, que será realizado em 1º de outubro, de acordo com pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira (08/09) pela Rede Globo. O presidente alcança 48% da intenção de votos, enquanto todos os seus adversários juntos somam 38%.

Na seqüência, após o petista, aparecem os candidatos Geraldo Alckmin, do PSDB, com 27% e Heloísa Helena (PSOL), com 9%. Cristovam Buarque (PDT) e Ana Maria Rangel (PRP) têm 1% cada. Os candidatos Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL), não atingiram 1%.

Os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto representam 6% do total. Não souberam ou não quiseram responder 8% dos entrevistados.

Na última pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto, Lula chegava aos mesmos 48% da preferência popular, Alckmin a 25%, e Heloísa Helena, a 9%.

Apesar de apontar a vitória de Lula no primeiro turno, o Ibope simulou como seria a votação caso houvesse um segundo turno entre o presidente e o ex-governador de São Paulo. Lula chega a 51% de intenção de votos, e Alckmin, a 37%. O levantamento anterior do Ibope apontou o petista também com 51% e o tucano com 36%.

Avaliação do governo
O Ibope apurou que 46% dos brasileiros consideram o governo Lula como "ótimo" ou "bom". Na última pesquisa, 43% dos entrevistados qualificaram a gestão do petista com esses adjetivos. Para 35%, a atual administração é "regular" e, para 19%, é "ruim" ou "péssima".

No total, 59% dos brasileiros aprovam o governo, e 34% o desaprovam. 6% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

O Ibope entrevistou 3.010 pessoas em 197 cidades entre os dias 5 e 7 de setembro (da última terça a esta quinta-feira). O levantamento, cuja margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 15882/2006.

Leia também:
No Datafolha, presidente alcança 51% da preferência dos eleitores