UOL EleiçõesUOL Eleições

05/09/2006 - 20h24

Lula venceria no primeiro turno com 51% dos votos, aponta Datafolha

Da Redação
Em São Paulo

Ricardo Stuckert/Divulgação - 05.set.06

Presidente faz comício em Caruaru, interior de Pernambuco

Presidente faz comício em Caruaru, interior de Pernambuco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a tendência de vitória no primeiro turno, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira pelo "Jornal Nacional", da Rede Globo. O levantamento já mede o impacto das críticas que a propaganda do tucano Geraldo Alckmin passou infligir ao petista no horário eleitoral.

Mesmo após os ataques, o petista teria 51% do total de votos, o que equivaleria a 57% dos válidos, se as eleições fossem realizadas nestas segunda e terça-feira, (4 e 5/9), quando a pesquisa foi executada.

Alckmin, candidato do PSDB ao Planalto, alcança 27% da intenção de votos, o que correspnde a 30% dos válidos, segundo o instituto. Em terceiro, está a senadora e candidata do PSOL, Heloísa Helena, com 9%.

Cristovam Buarque (PDT) e Ana Maria Rangel (PRP) alcançam 1% cada. José Maria Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Luciano Bivar (PSL) não pontuaram. Os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 4%. Não souberam responder 6% dos entrevistados.

No último levantamento, feito no dia 29 de agosto, Lula aparecia com 50% da preferência do eleitorado, enquanto Alckmin chegava a 27% e Heloísa Helena, a 10%.

O presidente também vence a simulação de segundo turno. O petista ficaria com 55% dos votos contra 37% do ex-governador de São Paulo.

Lula obtém 41% de intenção de voto espontânea, quando se pergunta em quem o entrevistado pretende votar sem a apresentação dos nomes dos candidatos. O número, segundo o Datafolha, é três pontos maior do que o da última pesquisa.

Rejeição
O Datafolha informa que o presidente também é o candidato com o maior índice de rejeição. Quando questionados em qual candidato não votariam de jeito nenhum, 28% dos entrevistados apontaram o petista. Na última pesquisa, a rejeição a Lula era de 27%. A taxa de rejeição a Geraldo Alckmin, segundo a esquisa, oscilou para baixo, retrocedendo de 24% para 23%.

A rejeição a Heloísa Helena passou de 26% para 25%. entre os outros candidatos, não votariam de jeito nenhum em Rui Costa Pimenta 22% dos eleitores, enquanto 21% rejeitam Cristovam Buarque e Luciano Bivar. Ana Maria Rangel e José Maria Eymael são repelidos por 20% do eleitorado.

O Datafolha ouviu 7.724 eleitores entre os dias 4 e 5 de setembro (estas segunda e terça) em 349 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 15.747/2006.

Leia também:
Governo mantém aprovação de 48% dos brasileiros, indica a pesquisa
Kennedy Alencar: reeleição de Lula passou de "provável" para "virtual"
Josias de Souza: candidatura Alckmin vai à UTI e respira por aparelhos