UOL EleiçõesUOL Eleições

01/09/2006 - 20h28

Lula seria reeleito no primeiro turno, aponta pesquisa do Ibope

Da Redação
Em São Paulo
Pesquisa do Ibope divulgada pelo "Jornal Nacional", da Rede Globo, nesta sexta-feira (1º/09) mantém a tendência de vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno. Lula alcança 48% das intenções de voto contra 36% de todos os seus adversários juntos.

Depois do presidente, aparecem o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, com 25% e Heloísa Helena, do PSOL, com 9%. Cristovam Buarque (PDT) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm 1% cada. Os candidatos Ana Maria Rangel (PRP) e Luciano Bivar (PSL), não atingiram 1%. Eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto representam 8% do total. Não souberam ou não quiseram responder também 8% dos entrevistados.

O levantamento também simulou um segundo turno entre Lula e Alckmin, apesar de apontar a reeleição do petista no primeiro turno. O presidente consegue 51% da intenção de votos contra 36% do ex-governador de São Paulo.

De acordo com o Ibope, 43% dos brasileiros qualificam o governo de Lula como "ótimo" ou "bom". Consideram a gestão do petista "regular" 38% dos eleitores, enquanto 18% a classificam como "ruim" ou "péssima". 1% dos entrevistados se disseram indecisos.

No total, 58% dos brasileiros aprovam o governo, e 34% o desaprovam. 7% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 142 cidades entre os dias 29 e 31 de agosto (da última terça à última quinta-feira). O levantamento, cuja margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 14820/2006.