UOL EleiçõesUOL Eleições

29/08/2006 - 20h26

Lula seria reeleito no primeiro turno, com 50% dos votos, aponta Datafolha

Da Redação
Em São Paulo

Folha Imagem - 29.ago.06

Presidente durante evento sobre os 60 anos da Cinemateca

Presidente durante evento sobre os 60 anos da Cinemateca

Se as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria reeleito no primeiro turno, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (29/08) pelo "Jornal Nacional", da Rede Globo. O petista aparece com 50% de intenção de votos enquanto seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB) fica com 27%.

O índice do presidente aproxima-se do que lhe foi atribuído pela pesquisa do Instituto Sensus, também divulgada nesta terça, segundo a qual Lula venceria no primeiro turno com 51,4% dos votos. O Sensus confere a Alckmin menos do que o tucano alcança no Datafolha: 19,6%.

Na seqüência, segundo o Datafolha, aparecem a candidata do PSOL Heloísa Helena, com 10%, e Criotovam Buarque, do PDT, com 1%. Os candidatos Luciano Bivar (PSL), Rui Costa Pimenta (PCO) e José Maria Eymael (PSDC) não atingiram 1%. Eleitores que pretendem anular o voto ou votar em branco representam 6% do eleitorado. Não souberam ou não quiseram responder 6% do total.

Apesar de apontar a vitória de Lula no primeiro turno, o Datafolha simulou o placar de um eventual segundo turno. O presidente seria reeleito com 55% dos votos, contra 37% de Geraldo Alckmin.

No último levantamento do Datafolha, realizado entre os dias 21 e 22 de agosto, Lula atingiu 49% da intenção de votos. Alckmin ficou com 25% e Heloísa Helena, 11%.

Avaliação do governo
De acordo com o Datafolha, 48% dos entrevistados qualificam o governo de Lula como "ótimo" ou "bom", um recuo de quatro pontos percentuais com relação à última pesquisa do instituto, na qual a aprovação a Lula atingiu o recorde histórico de 52%. Na atual pesquisa, consideram o governo regular 36% dos entrevistados e "ruim" ou "péssimo" 16%.

O Datafolha entrevistou 2.863 eleitores nesta terça-feira, dia 29, em 175 cidades. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo 14772/2006.

Leia também:
CNT/Sensus: Lula sobe para 51,4% e supera Alckmin em 31,8 pontos
Imobilidade nas pesquisas desanima os aliados de Geraldo Alckmin
Economia é principal critério para definir voto, diz diretor do Sensus