UOL EleiçõesUOL Eleições

22/08/2006 - 20h24

Lula mantém vantagem e venceria no primeiro turno, aponta Datafolha

Da Redação
Em São Paulo

Ichiro Guerra/Divulgação - 21.ago.06

Petista recebeu apoio de artistas como Luíza Brunet em ato no RJ

Petista recebeu apoio de artistas como Luíza Brunet em ato no RJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a vantagem sobre o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, segundo pesquisa do Datafolha divulgada pelo "Jornal Nacional", da Rede Globo, nesta terça-feira (22/08). É o primeiro levantamento do instituto após o início do horário eleitoral.

Lula alcança 49% da intenção de votos, enquanto Alckmin fica com 25%. Os números apontam a vitória do petista no primeiro turno.

Na seqüência, aparecem os candidatos Heloísa Helena (PSOL), com 11%, e Cristovam Buarque (PDT), com 1%. Os candidatos Luciano Bivar (PSL), José Maria Eymael (PSDC) e Ruy Costa Pimenta (PCO) ficaram com menos de 1% cada. Os eleitores que pretendem anular o voto ou votar em branco são 6%. Indecisos compõem 7% do total.

No último levantamento do instituto, realizado entre os dias 7 e 8 de agosto, Lula chegava a 47%, Geraldo Alckmin, a 24% e Heloísa Helena a 12%.

O Datafolha também simulou um segundo turno entre o presidente e o ex-governador de São Paulo. Lula venceria com 55% dos votos. Alckmin teria 36%.

Segundo o instituto, a taxa de rejeição do presidente vem diminuindo, enquanto a do tucano cresce. No levantamento de junho, 31% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Lula de jeito. Hoje, a taxa é de para 26%. A rejeição a Geraldo Alckmin era de 19% em junho e, atualmente, é de 24%, em situação de empate técnico com a do presidente.

O Datafolha ouviu 6.279 pessoas em 272 cidades entre os dias 21 e 22 de agosto (estas segunda e terça-feira). O horário eleitoral gratuito foi inciado na última terça, dia 15.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 13889/2006.

Leia também:
Governo Lula registra aprovação recorde de 52%, aponta Datafolha
Análise: pesquisa deve acelerar a "cristianização" de Geraldo Alckmin
Heloísa Helena ultrapassa Geraldo Alckmin na Bahia, aponta pesquisa