UOL EleiçõesUOL Eleições

04/08/2006 - 11h49

Lula mantém vantagem para ser eleito no primeiro turno

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a vantagem de 6 pontos percentuais sobre a soma dos demais candidatos, o que lhe daria a vitória no primeiro turno, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira.

Lula teria hoje 44 por cento dos votos, o candidato tucano Geraldo Alckmin somaria 25 por cento e a senadora Heloísa Helena, do PSOL, conseguiria 11 por cento. Votos brancos, nulos e indecisos totalizam 18 por cento no levantamento.

Na comparação com a pesquisa Ibope/Globo divulgada há 10 dias, Alckmin caiu 2 pontos percentuais, dentro da margem de erro. Heloísa Helena cresceu 3 pontos percentuais. Cristovam Buarque (PDT) e José Maria Emayel (PSDC) mantiveram 1 por cento.

No segundo turno, a vantagem de Lula sobre Alckmin aumentou de 9 para 14 pontos percentuais. Pela pesquisa CNI/Ibope, o presidente obteria 50 por cento dos votos e o tucano, 36 por cento; numa comparação com 48 por cento de Lula e 39 por cento de Alckmin no levantamento anterior.

Num eventual segundo turno do candidato à reeleição com a senadora, Heloísa Helena teria 30 por cento contra 53 por cento do presidente.

A sondagem da Confederação Nacional das Indústrias em parceria com o Ibope indicou ainda que a aprovação para o governo Lula caiu de 60 para 55 por cento entre junho e julho.

No mesmo comparativo, a avaliação do governo de ótima/boa também diminuiu, de 44 para 40 por cento; a regular passou de 36 para 40 por cento, enquanto as notas ruim/péssimo se mantiveram em 19 por cento.

A margem de erro da pesquisa CNI/Ibope é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios em todo o país, entre os dias 29 e 31 de julho.

(Por Ricardo Amaral)