UOL EleiçõesUOL Eleições

25/07/2006 - 20h41

Lula seria reeleito no primeiro turno, diz Ibope

Da Redação
Em São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa presidencial com 44% da intenção de votos, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (25/07) pelo "Jornal Nacional", da Rede Globo. Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência, aparece em segundo lugar com 27%. Os números, segundo o Ibope, dão a vitória a Lula já no primeiro turno.

Por outro lado, na simulação de segundo turno, a diferença entre Lula e Alckmin diminuiu de 22 para 9 pontos percentuais. O presidente supera o tucano por 48% a 39%. No último levantamento, realizado entre 28 e 31 de maio, o presidente batia o ex-governador paulista por 53% a 31%.

Atrás do presidente e do tucano, aparece a senadora e candidata do PSOL Heloísa Helena, com 8% da preferência do eleitorado. Os candidatos Cristovam Buarque, do PDT, Rui Costa Pimenta, do PCO, e José Maria Eymael, do PSDC, aparecem com 1% cada. Luciano Bivar, do PSL, obteve menos de 1 ponto percentual.

Eleitores que pretendem anular o voto ou votar em branco são 9%. Não souberam ou não quiseram responder também 9% dos entrevistados.

A pesquisa do Ibope confirma a situação detectada por levantamento que o Datafolha produziu entre os dias 17 e 18 de julho. Nele, Lula também tem 44% da intenção de votos e é seguido por Alckmin, com 28%, e Heloísa Helena, com 10%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores de 142 cidades entre os dias 22 e 24 de julho. A margem de erro da pesquisa, que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 11637/2006, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Leia também:

Fernando Rodrigues: a saturação do "fenômeno" Heloísa Helena

Ministra Dilma Roussef afirma que prever 2º turno é precipitado

Serra mantém vantagem e seria eleito no primeiro turno em SP

Sérgio Cabral lidera no Rio com 39% da intenção de votos, diz Ibope