UOL EleiçõesUOL Eleições

30/06/2006 - 11h39

Alckmin cresce de 23% para 32% na pesquisa Vox Populi

Da Redação
Em São Paulo
Pesquisa do instituto Vox Populi realizada nos dias 23 e 24 de junho confirma o movimento de ascensão da candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), com simultânea oscilação para baixo, de quatro pontos percentuais, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em relação à pesquisa Vox Populi do final de maio, Lula cai de 49% para 45% das intenções de voto, enquanto o presidenciável tucano sobe nove pontos percentuais, de 23% para 32%.

A diferença entre os principais adversários caiu de 26 para 13 pontos.

O levantamento ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios brasileiros, em todos os Estados, com exceção de Amapá e Roraima. A pesquisa foi encomendada pela NTC, Associação Nacional dos Transportes de Cargas e Logísticas, e publicada nesta sexta-feira (30/6) pela revista Carta Capital.

Foi a primeira consulta Vox Populi realizada sem os nomes dos candidatos do PMDB e Prona. Entre os demais presidenciáveis, Heloísa Helena (PSOL) teve 5% e Cristovam Buarque (PDT), 1%. José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) não pontuaram; os votos brancos e nulos somaram 7%, e 10% dos entrevistados não opinaram.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo turno, se houver

Dada a baixa pontuação dos candidatos menores, Lula mantém a possibilidade de reeleição ainda em primeiro turno, conquistando mais da metade dos votos válidos. Em um hipotético segundo turno, o placar seria de 47% para Lula e 39% para Alckmin. A diferença entre os dois cai mais uma vez, de 18 apenas 8 pontos percentuais em relação à pesquisa de maio.

Na pesquisa espontânea, em que não é apresentado ao eleitor um cartão com os nomes dos candidatos, Lula manteve o percentual de 35%. Já Alckmin subiu cinco pontos, de 12% para 17% em junho. Os eleitores também mencionara espontaneamente José Serra (2%) e Garotinho (1%), que não estão na disputa presidencial. Heloísa Helena teve 2% dos votos neste tipo de consulta.