UOL EleiçõesUOL Eleições

13/06/2006 - 11h56

Lula sobe de 32% para 48%, de dezembro a junho; Alckmin estabiliza em 19%

Da Redação
Em São Paulo
De dezembro de 2005 a junho de 2006, o pré-candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou 16 pontos percentuais na preferência do eleitorado. As intenções de voto em Lula subiram de 32% para 48%, índice que permite a sua reeleição ainda em primeiro turno.

No mesmo período, dos últimos sete meses, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, estabilizou no patamar de cerca de 20% dos votos. Tinha 20%, em dezembro, passou a 19%, em março, e em junho registra novamente 19%, em cenário sem candidato do PMDB (o mais provável).

A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios brasileiros, entre 5 e 7 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Em cenário sem o nome de Pedro Simon (PMDB), a pré-candidata do PSOL, Heloísa Helena, fica em terceiro lugar, com 6% das intenções de voto. Em cenário com Simon (2%), a pré-candidata do PSOL oscila para 5%. Com ou sem o PMDB, Enéas (Prona) tem 2%, Cristovam Buarque, 1%, e Eymael (PSDC) não pontuou. Em ambos os cenários, os votos nulos e brancos somam 12%, enquanto 12% dos entrevistados não quiseram ou não souberam opinar.

Lula tem menor rejeição
O índice de voto espontâneo em Lula (quando não é apresentado um cartão com os nomes dos presidenciáveis) subiu cinco pontos percentuais de março a junho, de 27% para 32%. No mesmo período, as menções espontâneas a Alckmin como candidato preferido dobraram, de 4% para 8%.

De acordo com a pesquisa CNI-Ibope, Lula é o candidato que tem o menor índice de rejeição: 28% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. A rejeição de Geraldo Alckmin é de 34%, similar à de Heloísa Helena, com 36% de rejeição. A rejeição a Pedro Simon é de 35% e a de Enéas, de 60%.

A pesquisa CNI-Ibope foi feita com 2.002 eleitores em 143 municípios brasileiros entre os dias 5 a 7 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o grau de confiança.


LEIA MAIS

Governo recupera aprovação de 60%, de antes da crise

Lula governa melhor do que FHC para 55% dos eleitores


GRUPOS DE DISCUSSÃO

Há tempo para concorrentes de Lula reverterem vantagem?