UOL EleiçõesUOL Eleições

28/06/2006 - 19h04

Miranda e Siqueira Campos estão empatados no TO, diz Ibope

Da Redação
Em São Paulo
Os dois principais candidatos ao governo do Tocantins aparecem empatados na pesquisa Ibope realizada em 42 municípios do Estado entre 14 e 17 de junho. O ex-governador Siqueira Campos (PSDB) tem a preferência de 44% do eleitorado. Já o governador Marcelo Miranda (PMDB) obteve 40% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico.

Os eleitores que votariam nulo ou em branco somam 4% e 9% ainda estão indecisos.

A última pesquisa do Ibope no Estado, realizada apenas na capital Palmas entre 31 de maio e 2 de junho, registrou 50% das intenções de voto para o tucano e 34% para o peemedebista.

O empate técnico entre Miranda e Siqueira acontece em todos os cenários aferidos pela pesquisa. Quando há outros candidatos, o senador Leomar Quintanilha (PC do B) tem a preferência de 2% dos eleitores.

O ex-governador apresenta o segundo maior índice de rejeição - 23% dos entrevistados disseram que jamais votariam nele. Miranda aparece com 20%, e Quintanilha lidera com 50%.

Na disputa pela vaga ao Senado, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB) está na frente com 44% das intenções de voto. A deputada federal Kátia Abreu (PFL), que deve receber apoio do governador, alcançou 32%. Célio Moura (PT) obteve 4% da preferência dos eleitores.

Se comparada à pesquisa de Palmas, Kátia se saiu melhor. No levantamento realizado na capital, Eduardo aparecia com 56%, enquanto Kátia tinha apenas 26%.

Presidência
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a preferência de 58% do eleitorado na pesquisa realizada em todo o Estado, contra 15% de Geraldo Alckmin (PSDB). Heloísa Helena (PSOL) obteve 3% das intenções, enquanto 8% votariam nulo ou em branco e 14% ainda estão indecisos.

A pesquisa foi contratada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Com 812 entrevistados, o levantamento foi registrado no Tribunal Eleitoral do Tocantins sob o protocolo 4160/2006.