UOL EleiçõesUOL Eleições

02/10/2006 - 01h31

Serra diz que PSDB não mistura partido com governo

Por Inaê Riveras

SÃO PAULO (Reuters) - O governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou que fez uma campanha limpa e que seu partido, o PSDB, não fará "loteamento de cargos governamentais".

Em discurso na noite de domingo para comemorar a vitória, Serra disse que fará um governo popular e ressaltou que manterá a humildade.

"O PSDB é um partido republicano, que, ganhando a eleição, não se mistura com o governo. É um partido que não arma patotas no governo", afirmou o governador eleito.

Com 99,73 por cento da apuração no Estado, Serra contabilizava 57,93 por cento dos votos, seguido por Aloizio Mercadante, com 31,68 por cento. Segundo Serra, esta é a primeira vez que um governador é eleito no primeiro turno em São Paulo.

"Nestes últimos cinco anos, eu disputei três eleições... Mas teve um princípio que eu segui por toda a minha vida e nessas três eleições: é humildade na vitória e altivez na derrota", disse ele.

Mercadante reconheceu sua derrota e a atribuiu ao escândalo da tentativa de compra por petistas de um dossiê com documentos que poderiam implicar Serra e o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, com a máfia das ambulâncias superfaturadas.

"Queria dizer que a minha campanha não evoluiu como eu tinha planejado. Acho que o envolvimento de alguns petistas no lamentável episódio do dossiê prejudicou de forma decisiva a campanha. E, seguramente, se não tivesse ocorrido esse episódio eu estaria aqui me preparando para o segundo turno", afirmou o candidato do PT na noite de domingo.

MAIS
Comente a apuração dos votos em todo o BrasilGrupos de Discussão UOL