UOL EleiçõesUOL Eleições

20/09/2006 - 17h43

Leia a íntegra do bate-papo com Orestes Quércia, candidato do PMDB-SP

Da Redação
Em São Paulo
Orestes Quércia, candidato do PMDB ao governo de São Paulo, conversou nesta quarta-feira (20/9) com os internautas do UOL. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

(02:00:13) Orestes Quércia: Eu agradeço ao UOL a oportunidade de estar aqui para conversar com os internautas.

(02:00:29) carola: após 20 anos, por que voltar ao governo de SP?

(02:00:51) Orestes Quércia: Eu fui vereador em Campinas, depois fui eleito deputado estadual e depois fui prefeito de Campinas, fui Senador da República, depois vice-governador e governador do Estado.

(02:01:19) Orestes Quércia: Eu me dou melhor como membro do executivo, eu sou empresário, quando eleito prefeito de Campinas, o meu slogan foi um empresário de sucesso.

(02:01:33) rick: o que fazer pra combater violência e os ataques do P.C.C.???

(02:01:34) Juízo: ola, orestes, bom.. eu sempre acompanhei o senhor desde quando o senhor era prafeito em Campinas e agora como governador, o q o senhor pretende fazer pra diminuir a violencia em São Paulo o mais rapido possivel?

(02:03:25) Orestes Quércia: Carola: muitos fazem esta pergunta, de fato são 16 anos, neste tempo todo nunca deixei a política, sou membro da executiva nacional do partido, presidente do diretório em SP, neste tempo todo nunca me omiti na política, sempre estive na ativa.Agora queríamos um candidato a presidência da República para estabelecer uma proposta de crescimento do país, pois nossa queixa quanto as políticas do PT e PSDB é que há 15 anos o país não cresce enquanto que outros países estão crescendo.

(02:04:30) Orestes Quércia: Aí acabou sobrando o governo de SP, eu sofri uma pressão muito grande para ser candidato a governador, e não me omiti aceitando esta incumbência para o cargo de governador. Acho que tenho condições de encaminhar soluções ás questões urgentes de SP, como educação, habitação, saúde. Estou muito animado hoje, com muito entusiasmo de chegar ao segundo turno e ganhar.

(02:07:20) Orestes Quércia: Sobre o apoio ao segundo turno, eu não tenho uma avaliação. Eu não vou apoiar ao PT e PSDB. O Brasil foi o país emergente que menos cresceu no mundo. Esse é o desafio do Brasil, é a primeira vez que o Brasil não cresce, ele sempre cresceu. O PT fez uma campanha combatendo este consenso de Washington, nós acabamos sendo uma coisa pequena comparado ao capital internacional. Isso suscita uma pessoa com minha história um entusiamos de fazer SP crescer, gerar empregos.

(02:07:50) Diego: candidado Quercia;. essa é a primeira eleicao k eu vo votar... quantos aos candidatos a governador.. estou em seria duvida em quem votar... gostaria k o sr. me ajudase... porque devo votar no senhor?

(02:12:06) Orestes Quércia: Rick e Juízo: Quando governador, entrei no governo e o Datafolha mostrou uma pesquisa em que 53% das pessoas queriam segurança, sendo a quarta preocupação. Dupliquei presídio, aumentamos o número de políciais, polícia técnica, fazendo com que a segurança melhorasse. Acho que tenho esta esperiência para resolver esta questão. Eu gostaria de que tenho experiência muito grande nesta questão. O que aconteceu aqui foi uma quebra de autoridade do governo, pois perdeu a autoridade quando negociou com os líderes do crime. É preciso restabelecer a autoridade em SP. Não se pode nomear diretores de prisão para cargos políticos, tem que ser cargo de carreira.

(02:12:10) Orestes Quércia: Hoje a Secretaria de Administração Penitênciária conflita com a Secretaria de Segunça, vou fundir as duas fazendo um comando único. A Secretaria do Menor no meu governo foi um instrumento fundamental para tirar as crianças da rua. Com circos escolas, educadores de rua, casas abertas, encaminhamos quase 200 mil crianças tirando do rumo errado. Quando entrei eram 1200 e poucos internos. Hoje temos quase 8000 internos, essas crianças foram para o crime. Hoje todos os presidiários que entram têm até 25 anos de idade, e são aquelas crianças que entraram na Febem e não foram cuidadas.

(02:13:10) jcjycu: você é a favor da privatização de empresas como METRO eCESp

(02:13:24) Orestes Quércia: O policial hoje se sente desprestigiado, pois não existe reajuste de salário, isso vale para todos os funcionários de Estado. E não são prestigiado, hoje a polícia é desmotivada. Existem coisas pequenas fora da questão salarial como prêmio dispensa, se fizer um ato corajoso o policial ganhar 8 dias de dispensa. Então não tem reajuste e nem motivação que precisamos dar.

(02:13:35) Renan: Quercia oq vc vai fazer caso eleito ,pelas estradas de SP

(02:13:43) rick: o sr. é contra a cobrança de pedágio na rodovias em são paulo???

(02:16:26) Orestes Quércia: Diego: Claro, todos os candidatos tem o seu valor, sua qualidade. Mas achoque a experiência que tenho de ter sido prefeito, senador e governador de SP valem. O Serra ia ser prefeito e deixou para ser candidato. O Mercadante nunca foi governador. Hoje as pessoas se sentem inseguras, inclusive nas pequenas cidades que antes não tinham este problema tão agravado. Eu quando governador já resolvi esta questão. Metade do metrô de SP foi feito no meu governo. Fiz a ligação de trólebus entre ABC e SP. Dupliquei 1200 km de estradas em todo o Estado de SP. 8000 km de cidades vicinais que hoje estão buracadas. Fiz o canal ligando o rio Tietê ao Paraná, Pereira Barreto. São obras que mostram que o governo realizou. Fiz o Memorial da América Latina, uma obra importante para SP. Sou um governador que fez uma obra importante para SP. Tenho disposição para isso. Quero que os meus filhos tenham um futuro melhor.

(02:18:36) Roger: como está a sua relação com o presidente Lula?

(02:18:43) Edvan Lemes: Olá Oreste, gostaria de saber pq todos os candidatos so apresentam propostas para cidade de São Paulo.... e o interior do estado, como fica... ?

(02:19:07) Orestes Quércia: jcjycu: Eu acho bom, a PPP é uma possibilidade. Como existe uma limitação do Estado para investir em obras públicas, acho importante, pois são recursos para ajudar a fazer obras públicas. Mas aquino Brasil é diferente, eu fiz grandes duplicações e nunca fiz pedágios. No mundo inteiro as privatizações são feitas da seguinte forma: constróem estradas e depois cobram pedágio. Aqui é diferente, a tarifa do pedágio nestes 11 anos aumento 210% além do custo de vida. Sobre o metrô existe uma proposta de 33% ser da iniciativa, eu acho que deveria ser 66%.

(02:20:49) Orestes Quércia: Renan e Rick: eu vou rever os contratos na questão de pedágios, o preço subiu 210% além do custo de vida. Isso é uma violência contra a população. Eu critico muito o governo do Estado por deixar as indústrias ir embora, a economia vai mal e outros estados estão passando a frente de SP.

(02:21:20) Orestes Quércia: Roger: na eleição passada apoiei Lula, por uma desavença na época, por uma questão política e me arrependi um pouco.

(02:21:43) Sirlei: sou policial militar e acredito que o secretário de segurança deveria ser um policial o que o senhor acha?

(02:22:27) juliana: Qual sua maior virtude????

(02:25:04) Orestes Quércia: Edvan Lemes: Estou fazendo propostas para o estado interio. No meu governo o interior superar a grande SP em desenvolvimento. Eu voufazer um estudo para levantar qual a vocação das regiões, usando a CEF como um grande instrumento para financiar pequenas e médias empresas. Se nós colocarmos 500 milhões na CEF, com o dinheiro do CDHU, teremos mais recursos para as casas populares e mais recursos para financiar as empresas. Um plano nosso é criar a universidade tecnológica em SP. Temos recursos para isso pois a própria verba das Fatec já constitui para fazer isso. Formando técnicos de acordo com a necessidade do mercado. Temos indústrias de tecnologia em informática contratando técnicos na Índia. Essa universidade tecnológica vai trabalhar com a iniciativa privada formando técnicos e gente especializada para trabalhar no mercado. Com isso os jovens poderão ter um caminho melhor.

(02:26:11) josimar: gostaria de saber qual é a sua intenção de trazer o metro pra cidade de guarulhos?

(02:26:13) Orestes Quércia: Sirlei: isso nunca aconteceu porque há muita dificuldade de um delegado de polícia ser secretário. No geral, a não ser que seja um nome muito consagrado como o Romeu Tuma, ou alguns coronéis. Normalmente é difícil colocar, mas é possível colocar um coronel ou delegado de polícia que se destacam mais.

(02:26:29) Acilvio: gostaria de saber como vc vai lidar com a robalheira que tem assolado todos os partidos e governos do baixo ao alto escalão?

(02:27:02) Orestes Quércia: Juliana: é difícil para a gente estabelecer isso, eu sou muito ligado a família, mas os italianos em geral são, pois sou italiano. Eu diria que é isso.

(02:27:13) vanessa: fui aluna da rede estadual de ensino na sua gestao, hoje o meu filho nao e capaz de entender textos simples, olha q ele e um dos melhores da sala, qual sera o plano de resgate da educaçao, fico aflita pq nao posso pagar uma escola.

(02:29:28) Orestes Quércia: Josimar: eu acho fundamental fazer a conexão com Guarulhos até porque temos a questão do Aeroporto Internacional de Cumbica, é preciso ser feita para Guarulhos e o Aeroporto. Utilizar uma linha de trem antigos, um projeto que eu não conheço, mas estou disposto a fazer. Eu acho fundamental que o metrô se espalhe por todo o ABC. Metade do metro foi construído no meu governo. Nestes anos todos não tivemos ampliação do metrô, há pouco tempo eu vi uma entrevista de uma pessoa, diretor do Banco Mundial, que dizia que o Brasilnão tem projetos e se tiver tem dinheiro para financiar. Então vou ampliar os projetos para conseguir recursos com os bancos internacionals

(02:29:29) Felipe Vila bela: shºQuerciao o que sr. pensa da guerra fiscal? Como pensa atuar numa possível reforma fiscal proposta pelo gov federal?

(02:30:37) Orestes Quércia: Acilvio: é um problema gravíssima e tem que se tratar com muita firmeza. A minha proposta é fazer todas as compras absolutamente transparente, pela internet, valendo para os atos administrativos da concorrência. Isso vai ajudar muito a eliminar a questão de corrupção em SP.

(02:33:52) Ligia: Quais serão os planos do senhor para a política habitacional do Estado de São Paulo, através da CDHU??

(02:33:54) aline: se for eleito o que vai fazer nas favelas de sao paulo?

(02:34:56) Orestes Quércia: Vanessa: Isso acontece muito. A pessoa que pode pagar escola particular é privilegiada. Os governos do PSDB prejudicaram a escola, a segurança e emprego. Há pouco mais de um mês o Ministério da Educação mostrou que o ensino fundamental é péssimo e em SP é pior ainda. O que acontece é que houve uma mudança em que colocaram 45 a 50 alunos numa classe. É impossível um professor ensinar para todos estes alunos. Com a progressão continuada o aluno não precisa aprender para passar de ano. Então é trágico o que acontece. Quem quer o desenvolvimento do Brasil precisa levar em conta que é preciso resolver a questão do ensino. Pensamos em fazer provas de 2 em 2 meses para avaliar os alunos que hoje não sabe o que aprendeu nos anos anteriores. Eu vou recriar o Cefam que era uma escola para dar melhor qualidade aos professores, que o PSDB fechou, com nível superior. Hoje estive na zona leste e soube de muitas classes com 50 anos que precisa acabar. O desafio do Brasil é melhorar a educação.

(02:36:46) Carreño: Temos problemas sérios de escoamento de maercadorias para o porto de Santos e São Sebastião, tem algum projeto para isso ?

(02:37:16) Orestes Quércia: Felipe Vila Bela: eu tenho críticas que faço aos governos do PSDB pois se omitiram a guerra fiscal, SP perdeu milhares de indústrias e empregos. Em Franca temos diversas indústrias indo para o Ceará que tem incentivos fiscais. Eu vou entrar na guerra fiscal e não vou perdeu indústrias. Fortalecer a política de governo de estado para trazer as indútrias. Pela universidade técnica vamos trazer este empenho para melhorar a mão-de-obra. Vamos fazer um grande empenho para desenvolver SP e gerar empregos.

(02:41:18) Orestes Quércia: Ligia e Aline: Eu criei o CDHU em SP, quando assumi o governo tinham acabado com o BNH, e fiquei um ano e poucos procurando uma solução. Quando prefeito em Campinas fiz muita casa popular. Consegui pegando 1% do ICMS somente para casa populares, fiz 150 mil casas, se tivessem seguido meu governo teriam resolvido isso. Eles não usaram estes recursos, deixando de construir 500 mil casas, que geraram 600 mil empregos no mínimo. Eu vou usar todos os recursos e ampliar os recursos do CDHU aumentando o potencial da CEF. Tenho um objetivo de construir 100 mil casas por ano no meu governo. Os governos do PSDB construíram 20 mil casas. Também vou fazer trabalhos nas favelas. Os recursos do CDHU vão servir para fazer loteamento, obras. Financiar material de construção. Vou fazer isso no CDHU. Material de construção, infra-estrutura de água e esgoto. Dando uma qualidade de vida melhor para todo o Estado, todas as cidades.

(02:41:49) Fabio: O Sr. tem alguma proposta para meio ambiente ??

(02:42:01) fernanda: Como o Senhor irá gerar empregos para a população de São Paulo?

(02:43:49) Orestes Quércia: Carreño: a nossa propsotas para os portos de São Sebastião e Santos é compartilhar a administração que hoje são administradas em Brasília, muito longe, o que dificulta. No Porto de Santos temos um plano de melhorar as rodovias em volta, dando acesso ao porto. E um estacionamento no alto da Serra, antes de descer, para que se saiba quantos caminhões poderão descer. Em São Sebastião vamos duplicar a rodovia dos Tamoios, e dar acesso melhor através do Vale do Paraíba, modernizar o equipamento e compartilhar a administração. A modernização dos portos é fundamental para escoar rapidamente o tráfico. Como é fundamental o Rodoanel que vai tirar 30% dos caminhões de SP, e vão para o porto de Santos.

(02:47:25) Orestes Quércia: Fabio: Hoje é fundamental resguardar o solo, os mananciais de água. Temos muitos lixões e vou fazer um projeto amplo para industrializar este lixo, na região metrpolitana, no alto do Tietê e em Santos. Fazendo que se tornem em energia e adubo. Antes do meu governo a Serra do Mar era uma serra sem vegetação, o que aconteceu foi que no governo Montoro, eu era vice, jogamos as sementes na região para criar a vegetação, e jogamos sementes com gel na Serra do Mar. A questão do meio ambiente tem que se tratado rigorosamente. Há um exagero do Ministério do Meio Ambiente que demora anos e anos e depois aprova as obras. Vamos cuidar do meio ambiente e acelerar os projetos que controla.

(02:49:30) Casanova: O senhor se arrepende de ter apoiado Luis Antonio Fleury Filho como sucesso?

(02:49:53) MauMau: O Sr. pretende fazer com a Nossa Caixa Nosso Banco o mesmo que fez com o Banespa quando foi Governador, ou seja, afunda-lo ?

(02:50:34) Orestes Quércia: Fernanda: o grande desafio é industrializar SP, atribuo a estas milhares de indústrias de SP que foram embora a diminuição do emprego. Não temos um crescimento que os outros países tem. O Brasil precisa crescer para gerar empregos. Em SP temos que resolver através de um esforço, pois SP é muito forte. Pela CEF utilizaremos instrumentos. Para os jovens vamos fazer o bolsa aprendiz e vamos pagar salário por um ano pago pelo governo do Estado e depois vai para outra empresa já com experiência. Outra questão é sobre a discriminação de quem tem mais de 40 anos de idade, vou colocar em todos os prédios do poupa tempo um serviço de emprego para as pessoas que tem mais de 40 anos, pois sofrem com a discriminação. Vamos fazer um trabalho de gerar empregos e fazer o Brasil crescer.

(02:51:11) Orestes Quércia: Casanova: eu me arrependo. São coisas que a gente erra. Eu devia ter deixado o partido escolher. Foi um erro meu.

(02:53:02) wegriston: o rodoanel vai ser pedagiado?

(02:55:25) Orestes Quércia: MauMau: quando fui governador o Banespa sempre foi um banco com prestígio internacional, as vezes mais que o BC. O que aconteceu foi uma campanha para acabar com o Banespa, foi feita uma CPI que tinha tucanos e terminou dizendo: (...) Esta CPI concluir que a decisão que a levou foi por motivação política (...). Gustavo Loiola ex-presidente do BC improbidade adminsitrativa e falso testemunho... A verdade demora a aparecer, mas ela acaba aparecendo como hoje aqui.

(02:56:03) Orestes Quércia: Wegriston: de jeito nenhum, acho um absurdo. O governo tem que pagar de outra forma o rendimento dos empresários que entram nisso. Considero o Rodoanel uma avenida da cidade de SP.

(02:57:06) krile: Boa tarde. Como o Sr está vendo esse dossie contra o LULA

(02:58:15) Orestes Quércia: Sobre o dossiê supostamente com denúncias ao Serra, Eu realmente usei na entrevista a Isto É. O PSDB sofreu acusações muito sérias na Isto É e o que aconteceu pela impresna é que o PT teria comprado as pessoas para fazer este tipo de declaração, é uma questão dos dois, então o PT e o Serra tem que explicar o que fizeram. Eu não acho justo o Serra falar que é baixaria e não falar nada sobre a acusação. É verdade? Não tenho nada contra ele, mas ele tem que dizer se isso é verdade ou não. Isso tudo sumiu do noticiário pois tomou uma nova conotação sobre o PT.

(02:59:53) Orestes Quércia: Quero agradecer ao UOl por estar aqui conversando com vocês, fico feliz de estar aqui e me cogratulo ao UOL pelo desempenho. Sabemos que este esforço que o UOL faz aqui ajuda muito o empreendedor a conseguir sucesso. Agradeço a todos que me acompanharam aqui e peço apoio para ir para o segundo turno e ganhar a eleição e poder fazer muita coisa para SP.

(02:59:59) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Orestes Quércia e todos os internautas. Até o próximo!