UOL EleiçõesUOL Eleições

11/09/2006 - 15h28

Leia a íntegra do bate-papo com Ruy Reichmann, candidato do Prona em SP

Da Redação
Em São Paulo
Ruy Renato Reichmann, candidato ao governo de São Paulo pelo Prona, participou nesta segunda-feira (11/9) de debate com internautas do UOL.
O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes
digitaram suas perguntas e respostas.

(02:26:46) Renato Reichmann: Agradeço ao convite, é um prazer estar aqui.

(02:27:57) Roger: o que é o Prona além da figura do Enéas?

(02:28:12) Renato Reichmann: Tenho 54 anos, estudei engenharia mas não terminei o curso, sou empresário, editor de livros acadêmicos, dirijo algumas livrarias da área acadêmica. Estou na política desde 1989. Morei um período de tempo fora do Brasil por motivos profissionais, na Alemanha, nos Emirados Árabes. Sou paulistano, casado e tenho um filho de 11 anos. Nunca ocupei cargos públicos.

(02:28:34) Patrick: O que voce tem a dizer sobre o escândalo do Prona, que pedia dinheiro para entrarem no partido?

(02:30:44) Renato Reichmann: Roger, o Prona é umpartido político que prega uma coisa chamada estado nacional soberano que se pratica nos EUA, na França, Europa. Prega que o maior valor agregado fique no país. Existem uma série de minerais que são estratégicos que não beneficianos. Acho que no mundo inteiro não existe mais esquera ou direita. Acho que tende-se ao centro. A nossa preocupação é dar qualidade de vida ao brasileiro, não ser fornecedor de mão-de-obra barata.

(02:33:46) Renato Reichmann: Patrick: É uma absoluta mentira, o curioso é que houve esse movimento há 4 anos atras quando houve uma votação extraordinária. E continua esta coisa, nunca houve cobrança para ninguém. Pelo contrário somos um partido bastante original, somos o único que coloca para fora quem não for ético. Nunca tentamos segurar ninguém. Sobre o caso das cartilhas nunca houve. Um partido tem despesas igual a todo mundo. Os candidatos não conseguiram se eleger e depois vieram com esta história ficou-se provado que não tiveram que pagar nada.

(02:35:01) VENANCIO AIRES: qual a sua prioridade para este governo? O Sr., mesmo com pouca intenção de voto, você tem esperança?

(02:35:11) Renato Reichmann: Sobre a doutora Avanir deixar o partido, a pessoa tem o direito de mudar de idéia, mas ela foge ao caso. Mas temos quatro deixaram o partido felizmente.

(02:35:26) Ana: Qual sua proposta para o sistema de educacão estadual?

(02:35:37) Renato Reichmann: Venancio Aires: educação, ensino fundamental.Se não resolvermos isso não dá para construir um edifício sólido em fundações fracas.

(02:37:26) Renato Reichmann: Ana: principalmente nos 4 primeiros anos do ensino fundamental, ensino de qualidade, no máximo 35 crianças por sala, além do professor um auxiliar de ensino. Para a criança tudo é novo, está descobrindo o mundo. Então precisa de quem cuide e dê atenção à criança. Isso passa também para uma carga horário máxima de 30 a 35 horas para o professor. Para que possam se atualizar, participar de cursos.

(02:39:01) Renato Reichmann: Sobre a redução da carga horária do professor, o professor trabalha muito porque é mal pago. Os recursos virão de reduzir tanto o que é mal utilizado por má fé tanto por incompetência, eles existem.

(02:39:44) claudino: quem o prona irá apoiar para presidente nestas eleições?

(02:42:24) Renato Reichmann: Sobre a progressão continuada, acho um desastre, é um sistema onde se elimina o mérito. O que tem que haver é uma orientação, acho muito claro o seguinte, pegando já no colegial, segundo grau, o aluno que não tenha um talento particular para física e cuja inclinação profissional indica que vá fazer administração de empresa ou jornalismo, se não tem talento para física, é questão de o professor avaliar se passa. Mas precisa saber português. Se o professor não tem nenhuma ascendência sobre aluno, este pára de respeitar o professor. Sem autoridade se desestrutura o meio. O governante tem criar salas de aulas, por exmeplo, dá para planejar com 20 anos de antecedência quantas vagas vai se precisar no curso universitário.

(02:43:16) Renato Reichmann: Todas as crianças deviam ingressar no sistema público, hoje infelizmente há poucos centros de excelência, mas sabe-se que 90% das crianças vão para o sistema público. Então educação de qualidade dá para se fazer, planejando.

(02:43:57) CAROL: Até onde é verdade sobre a falta de pagamento de seus funcionários de sua distribuidora de livros ?

(02:44:05) Renato Reichmann: claudino: Eu pediria para ele encaminhar esta pergunta para o Dr. Enéas, pois é uma questão de partido. Eu não tomei decisão para votar para presidente ainda. Não consegui enxergar nada, são propostas requentadas.

(02:44:17) Renato Reichmann: Carol: é mentira.

(02:44:18) k-7: Qual seu plano de Governo em relação à Segurança Pública, visto que os boatos sobre o Governo fazer acordos com o Crime Organizado tem aumentado gradativamente?

(02:44:30) JovemPaulista: O que você fará pela segurança pública? Lembrando que morreu o Cel. Ubiratan acho que essa pergunta vem ao caso...

(02:46:25) Renato Reichmann: k-7: sobre segurança pública, é uma questão extremamente complexa, começa pela educação, que se tiver reduz-se o crime organizado. Um outro fator é que quando se fizer obras públicas, os recursos sejam obrigatoriamente aplicados na comunidade, comprar material na comunidade, utilizar os serviços na comunidade. Hoje vem tudo externo.Esse dinheiro ficando na comunidade abrirá vagas na comunidade.

(02:47:31) Mauricio: Prezado Sr. Renato. Quais são as suas idéias sobre energias alternativas? Defende, como o Sr. Enéas, o uso intensivo de energia nuclear?

(02:48:35) Renato Reichmann: Sobre as penitenciárias, tem que segregar o tipo de presos, tem que separar o batedor de carteiras do criminoso violento. Aqui é o único lugar do mundo onde se coloca presídio a beira de rodovias, todos os lugares que conheço os presídios são lugares retirados. O preso trabalha. A política tem que receber condição de salário com condições vocacionais, dar treinamento, inteligência, autoridade para ele exercer.

(02:51:51) carlos: o senhor é favor da pena de morte?

(02:52:55) Renato Reichmann: Sobre as forças armadas na segurança pública, é um absurdo, são para defender o país. Em 1992 foram poucos casos, porque havia chefes de estados no RJ. Quando perguntaram a um coronel se vier um tiro de dentro da casa ele disse que nós vamos neutralizar o atirador, mas o soldado vai derrubar a casa. A polícia de SP tem feito um bom trabalho, mas a questão da divulgação do bom trabalho da polícia vai entregar o que se está sendo feito. Então é preciso treinamento, mas sou a favor de voltarmos a termos forças armadas. Tem quartel que não tem dinheiro para comprar munição.Tem uma geração inteira que prestou serviço militar que gostou do que fez. Na Constituição as Forças Armadas tem que defender o país, cuidar do espaço aéreo, temos 12 ou 14 mil km de costas que tem que ser guardados. O que está acontecendo aqui é guerrilha urbana, jogando granada, isso é guerrilha, é criar terror, aí entra o serviço secreto do Exército.

(02:53:14) Renato Reichmann: Continuando, como força de intervenção acho uma mistura ruim.

(02:54:02) arthur: O que o senhor diz, do fato de dr. eneas ter apoiado o aumento de salários dos deputados

(02:54:29) Renato Reichmann: Carlos: Não, acho que temos tido recentemente muitos casos de soltar pessoas porque era inocentes, que não tinha cometidos os crimes. Acho que para determinados crimes a pena de morte é dar um alívio muito rápido para quem deixou um pai sem filho, acho que a pessoa tem que passar muito tempo para pagar o que fez.

(02:56:15) Renato Reichmann: O dr. Enéas defende o uso da energia nuclear, em www.camara.gov.br tem um projeto de utilização da biomassa que é extremamente interessante pois pode utilizar diversos tipos de safras.

(02:56:32) Ariosvaldo: E seus planos sobre o esporte ?

(02:56:33) Renato Reichmann: arthur: teria que perguntar para ele, não discuti este assunto com ele.

(02:57:12) Ana: Que medidas concretas o sr propõe para reduzir o desvio de verbas? Como o sr pretende fiscalizar o uso do dinheiro destinado à educação e outras areas prioritarias?

(03:00:49) master: boa tarde ... Donde vem a verba para a campaha do Prona ?

(03:02:12) Renato Reichmann: Ariosvaldo: primeiro, acabar com a violência nos estádios, e não é só nos grandes jogos. Acho muito simples prender, dando lesão corporal, a partir deste momento as pessoas voltar para os estádios. Acho importante a produção de equipamentos esportivos nas praças públicas. Temos 2 projetos que é a parte da educação fundamental passa pela educação esportiva e cultural. É esporte, música, teatro, pintura. E temos uma mão-de-obra disponível que não se utiliza. Temos esportistas que terminaram a carreira cedo, que estão abandonados. O mesmo para artistas, quantos não estão desempregados e tem condições e passar seus conhecimentos às crianças? Grande parte destas pessoas vem do mesmo meio social, um atleta que veio deste meio consegue se comunicar, pode ter sido reserva de um time de quarta divisão mas para as crianças ele foi um atleta e terão respeito por ele. Porque não serem técnicos das escolas, monitores? Vamos dar oportunidades para as crianças e descobriremos talentos. Se seguirmos este caminho dentro de 10

(03:02:53) Renato Reichmann: master: a minha é uma campanha extremamente modesta e está disponível.

(03:06:16) Renato Reichmann: Sobre o último governo, houve grandes problemas e houver progressos, por isso me candidatei pois acredito que existem maneiras mais eficientes de se levar o Estado. Acho que procura-se um salvador da pátria, polivalente que entenda de tudo. Governador tem que ser gerente de talento para colocar pessoas de talento nas devidas posições. Cargos de confiança tem que ser num nível muito próximo, o resto tem que ter uma avaliação contínua. Tem também a questão da pulverização dos recursos, as obras da comunidade deixar o máximo de recursos dentro da comunidade. Haver remanejamento para os funcionários que tem talento.

(03:07:45) Renato Reichmann: Estou disponível para responder toda e qualquer pergunta. No horário político as nossas propostas estão aí também, e espero que analisem os candidatos. Acho que tem que procurar saber sobre o candidato, o que faz, seu passados, analisar e tentar ver num quadro geral e não um salvador da pátria.

(03:08:29) Lu Moderadora: O Bate-papo UOL agradece a presença do candidato Renato Reichmann e de todos os internautas. Até o próximo!