UOL EleiçõesUOL Eleições

06/09/2006 - 19h13

Serra seria eleito governador de SP no primeiro turno, indica Datafolha

Da Redação
Em São Paulo
José Serra (PSDB) seria eleito governador de São Paulo no primeiro turno se as eleições fossem realizadas entre os dias 4 e 5 de setembro. Essas são as datas em que o Datafolha aplicou pesquisa de intenção de votos para o cargo, divulgada pela Rede Globo. O tucano aparece com 49% do total --quinze pontos percentuais acima da soma de todos os seus adversários.

Na seqüência, aparecem o senador e candidato do PT, Aloizio Mercadante, com 18% da preferência do eleitor paulista. A seguir, vêm Orestes Quércia (PMDB), com 11% e Carlos Apolinário (PDT), com 2%. Aparecem com 1% os candidatos Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Cunha Lima (PSDC) e Cláudio de Mauro (PV).

Eleitores que pretendem anular o voto ou votar em branco representam 8% do total. Não souberam ou não quiseram responder 9% dos entrevistados.

O Datafolha também simulou um segundo turno, apesar de o levantamento apontar para a vitória de Serra no primeiro turno. O tucano venceria Mercadante por 62% a 28% da intenção de votos.

O instituto entrevistou 2.026 pessoas em 64 municípios. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo com o número 307995/2006.