UOL EleiçõesUOL Eleições

01/09/2006 - 14h28

Leia a íntegra do bate-papo com Cunha Lima, do PSDC de São Paulo

Da Redação
Em São Paulo
O candidato a governador Antonio da Cunha Lima, do PSDC de São Paulo, participou nesta sexta-feira (1/9) de um bate-papo com internautas no estúdio da TV UOL, em São Paulo. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

(01:03:17) carola: boa tarde, candidato

(01:03:25) Felipe Vila bela: oi tudo certo

(01:08:48) Cunha Lima: Boa tarde a todos os ouvintes é um prazer enorme estar aqui.

(01:09:49) Cristhiano: Ola sr cunha lima, qual sua real chance de chegar ao 2º turno?

(01:09:49) JPAA: Boa tarde, quero saber quem vc e o Eymael apoiarão no segundo turno, pois como todos sabem, o PSDC não tem chance de vencer.

(01:10:04) Felipe Vila bela: mesmo sabendo que o senhor ñ tem chanse de ganhar vale a pena ser candidato?

(01:11:46) Cunha Lima: Sou um imigrante, cheguei aqui com 12 anos, estudei em escola pública, comecei a trabalhar muito cedo, desde marceneiro e ofice boy numa Bolsa de Valores. Graças a Deus tenho uma família com estrutura familiar muito grande. Sempre gostei de política, sou um dos fundadores do partido que hoje está na precidência da República. Estive na Secretaria de Saúde o fruto deste trabalho conseguir me eleger a deputado federal pelo Estado de São Paulo. Pela formação que temos na área empresarial e educação conseguimos lutar pela política de geração de empregos. Sou casado tenho cinco filhos, este é um resumo do que é o Cunha Lima.

(01:13:50) pri_celegato: gostaria de saber quais são os planos para a saúde?

(01:14:23) Cunha Lima: Cristhiano e JPAA: normalmente o que ocorre é que a grande mídia tenta colocar que no Brasil só existe 2 candidatos a Presidência e também em São Paulo e na o restante dos candidatos fica no esquecimento. Efetivamente todos tem chance de chegar e mostrar o seu serviço. São Paulo é o cerne deste país, e hoje vivemos um clima de desemprego. Então será que não está na hora de dar chance a um outro?

(01:15:54) Cunha Lima: Sobre a possiblidade de eu chegar ao segundo turno: nós não passamos por esta discução, mas tivemos exemplos recentes no Estado de São Paulo em que o Maluf estava eleito e quem assumiu a cadeira foi a Luiza Erundina. Então todos os que estão tiveram chance de fazer algo a São Paulo, então o eleitor vai ter a chance de deixar os mesmo ou se vai ter a coragem de mudar.

(01:16:43) homem solitario 28: gostaria de saber o que o senhor sendo eleito fara pelo povo nordestino que fica a desejar de assistencia pelo estado?

(01:18:57) Cunha Lima: Sobre porque eu escolhi ser candidato ao governo do Estado: a minha parcela como deputado federal já foi dada. Eu acho que está na hora de SP desempregar estes políticos profissionais, o que eu não sou. Acho que temos que descruzar os braços e fazer alguma coisa. Se os jovens não participarem da vida política serão sempre os mesmos fazendo as mesmas e entra ano e sai ano será a mesma coisa.

(01:23:02) Cunha Lima: pri_celegato: Eu fiquei 35 dias como secretário do município de Carapicuíba, percebi que há uma verdadeira máfia de brancos na saúde. Como na grande SP as cidades são muito próximas um médico cobria o outro para completar o seu salário, então eles ganham pouco para completar o seu salário. Por que atendem no seu consultório de uma forma e nos hospitais públicos atendem rapidamente? Precisamos criar os conselhos de saúde para fiscalizar as organizações sociais de saúde. Quando se vai ao setor público a população acham que tem que serem atendidos na hora, então percebi que isso devia ser mudado, criei uma sala de espera com TVs em um ambiente agradável e deu certo por que se tornou mais confortável. O que falta muito é a criatividade e botar o dedo na ferida e no ponto certo.

(01:23:22) LOUZADA: Candidato: O que fazer para recuperar o rio TIETÊ?

(01:23:37) Fernando: candidato, você se considera maia a esquerda ou a direita na política brasileira ? vc acha que essa distinção ainda faz sentido nos dias de hoje ?

(01:27:36) Cunha Lima: homem solitario 28: como falei também sou um emigrante nordestino, São Paulo tem esse coração fantástico de receber a todos, mas o que tem feito é uma política de não geração de empregos. Eu mesmo fui vítima. O próximo governador tem que ter uma política de não discriminar ninguém. Eu tenho orgulho de dizer que fiz escola pública, hoje neste sistema o aluno nem precisa assistir aula, vemos alunos que não sabem ler nem escrevier a exemplo do exame da OAB. Acho que tem que acabar essa aprovação automática, porque o aluno não vai com espírito de estudar. Sendo que o aluno seria reprovado se não tivesse um aproveitamento satisfatório. Eu tenho um filho que é repetende, na escola privada, e isso não é um motivo para que não reprovasse, é melhor ter uma base do que ter que pagar lá na frente. Hoje encontro jovens que não sabem fazer uma redação.

(01:29:10) Cunha Lima: (continuando) Hoje quando um jovem procura um emprego na faixa de servir o exército ele não encontra. Hoje você encontra profissionais que não estão preparados, então não temos que estimular quem não estuda.

(01:31:10) Cunha Lima: Na área de informática, se pega hoje a maioria dos jovens que gosta desta área, então por que não treinar estas pessoas? Eu sou a favor de usar a tecnologia a preparar os estudantes que inclusive irá ajudá-los mais a frente.

(01:33:29) Léo-SP-30: Muitos candidatos pouco tem falado sobre a questão da Segurança Pública. Muitos pouco acrescentam no sentido de exterminar com o PCC, qual é a visão do Senhor?

(01:33:42) Cunha Lima: Louzada: desde que moro em SP já milhões e milhões jogados para recuperar o Rio Tietê, dinheiro jogador fora sem nenhum resultado. Isso já passa de uma questão cultural. Defendo a tese de que desde quando o aluno começa a estudar já deveria ter uma base do que é o meio ambiente. Na Europa já existe tratamento em que toda a água que sai desta já são despoluídas. Tem que haver uma campanha educativa, investindo na formação cultural.

(01:35:26) Cunha Lima: Sobre o projeto Pomar: acho que tem que existir, fico feliz quando vejo garças e pássaros que estava desaparecidos. Mas tem que aumentar, com a iniciativa privada com concessões e premiando para que façam a sua parte, aumentando a competição entre elas. A questão da calha do Rio Tietê eu diria que em princípio é necessário e bom e o futuro vai dizer se realmente foi necessário este dinheiro utilizado.

(01:36:21) Cunha Lima: Eu me considero uma pessoa de centro, meu dizia que eu poderia ser o que quisesse, mas depois de 30 anos quando começamos a amadurecer percebemos que a situação não é bem esta. Acho que a concepção de esquerda no Brasil já deixou de existir há algum tempo.

(01:37:42) Clara-sp: qual seu progetona educação?

(01:38:07) marinho: candidato, os políticos falam tanto de segurança, mas como eles querem dar segurança, sendo que o salário do policial no Estado, é 25º?, será quem assumir este governo, tem alguma solução para melhorar?

(01:40:09) Cunha Lima: Léo-SP-30: eu gostaria de começar dizendo que o próximo governador tem que unificar as polícias civil e militar sobre o mesmo comando, inclusive tecnicamente. Temos que colocar as pessoas certas no lugar certo na administração destas polícias. Temos que começar pela Febem, onde é de conhecimento de todos que é uma escola do crime. A nossa idéia da questãoo da privatização, cada adolescente tem um custo ao Estado de R$ 1.600, então queremos baixar este custo, temos que recuperar estes garotos em que são presa fáceis para o crime organizado. Temos que prender o preso, mas o que é? Tivemos nestes últimos 12 anos um governo frouxo que não conseguiu governar o Estado de São Paulo.

(01:42:40) Cunha Lima: marinho: o próximo governador tem que fazer um plano de carreira rapidamente. Temos policiais vivendo em estado de miséria convivendo com pessoas em estado de miséria, hoje a família do policial não pode dizer que é polícial. Essa política de desmoralizar a polícia do Estado de SP começou com o governo Mário Covas, há 12 anos atrás não existia o comando vermelhor em SP, hoje está tudo dominado pelo PCC.

(01:43:01) gallos: candidato, vc abaixaria o imposto do IPVA se for eleito?

(01:44:44) Cunha Lima: Sobre a ajuda do Exército: como governador jamais chegarei a esta situação de precisa, depois isso é demagogia pois a política de SP é a mais treinada do país. Criar forças nacionais é demagogia. O Exército é para cuidar das fronteiras e interesses nacionais, não está preparado para ir às ruas, sabendo que o resultado no RJ foi zero. Temos que preparar os policiais.

(01:45:42) wibanhes: O que você como morador de Carapicuiba acha do processo de "favelização" do município e da periferia.Por que construir CDHUs num município tão populoso.

(01:45:42) Cunha Lima: Clara-sp: temos que mudar o sistema atual, incluir no currículo dos estudantes noções sobre o meio ambiente e investir no jovem do futuro.

(01:46:33) conecta: no tema segurança, qual foi seu trabalho nesse sentido quando deputado?

(01:49:37) Cunha Lima: gallos: SP tem uma cesta de impostos que precisa ser revista. Temos que diminuir os tributos para todos começarem a pagar. O IPVA hoje é caro, quase 100% das estradas são privatizadas, o pedágio é alto. É um absurdo até quando o povo vai ficar quase 5 meses em um ano para ter que pagar os impostos? Hoje a carga tributária é maior do que qualquer país da europa. Teremos que avaliar a redução do IPVA, uma parcela deste é repassada aos municípios por isso temos antes que conversar com os prefeitos.

(01:50:46) Léo-Santos-SP: Gostaria de saber qual sua proposta pra baixada santista, principalmente na área de turismo, e especialmente em Santos, na área do porto.

(01:53:06) Cunha Lima: conecta: vereador e deputados são legisladores e estão lá para criar leis. O projeto de unificação de tarifas no Congresso Nacional é meu. O projeto que até hoje é discutida que é a maioridade de 16 anos para os menores infratores. Eu apresentei isso em 1995. Da mesma forma apresentei um projeto que sofri muito, nunca se questionam o Judiciário que fui muito criticado, então o projeto de reengenharia do Judiciário é meu. Como deputado, fui presidente de algumas entidades, do setor de calçados, de peças e têxtil, e naquela época criamos uma tarifa diferenciada para proteger o emprego e as indústrias de São Paulo que não conseguiam competir com o mercado internacional.

(01:56:45) Eduardo: o que acha das privatizações

(01:56:52) Cunha Lima: Sobre a redução da maioridade para 16 anos: a partir do momento que começarmos a separar quem é quem dos menores infratores nas Febems descobriremos quem tem recuperação. Hoje os jovens dão de 10 a 0 na informática, eles podem votar e de repente não pode dirigir um automóvel. O percentual de delinquente e não delinquente é uma coisa enorme, não se pode coloca´-los como iguais. Hoje que fazer um multirão para ver quais presos podem ser recuperados. Temos que mudar o sistema.

(02:00:44) Cunha Lima: wibanhes: por lei 1% de todo o ICMS do Estado de SP arrecadado vai para o CDHU que chega a ser igual ou maior que alguns Estados brasileiros. Vendo as favelas, penso para onde foi parar este dinheiro. A concepção do que está faltando? é alguém ter interesse em resolver os problemas, vendo os imóveis abandonados, será que há uma vontade de resolver o problema da habitação? O governo gasta muito e mal, temos que ter pessoas para fiscalizar como o Estado gasta. Temos que ter empresas especializadas para fiscalizar os recursos que o Estado gasta.

(02:00:44) Marcelo: Segundo o site do TSE, o valor declarado de gastos em sua campanha é de R$ 10 milhões. Quanto já foi arrecada até agora? Qual é o perfil dos que contribuem?

(02:03:19) Cunha Lima: Sobre Santos, o porto de Santos é o mais caro do mundo, então tem que ser modernizado. O Estado tem que recuperá-lo, por que hoje está mais barato o frete em Paranaguá e RJ do que o porto de Santos. Sobre o turismo, quando o governo investe? praticamente zero. O paulistano não faz turismo na baixa. Então temos que investir pesadamente. Temos que começar a investir no turismo de negócios, o que não ocorre no Estado de São Paulo. Estão deixando de investir num setor que é lucrativo.

(02:04:44) Cunha Lima: Marcelo, é uma decisão partidária, a lei eleitoral mudou, antigamente poderia-se mudar, e quando a lei mudou o partido resolveu que para presidente era tanto, para governador tanto etc. Quando falo no desenvolvimento desigual eu não arrecadei nada, o que gastei até hoje é fruto de empresas de minha propriedade, então foram do próprio bolso.

(02:06:58) Cunha Lima: Eduardo: existe alguns seguimentos que soufavorável e outros não. Sobre as estradas o governo construiu e deu para alguém e ficou muito caro. No caso da Febem é totalmente diferente, o governo do estado gasta de R$ 1500 a R$ 1600 por mês então entendo que por meio das privatização poderá se baixar este valor. Sou contra as privatizações, como a Vale do Rio Doce porque só existem três empresas no mundo com produzem minério, em menos de um ano o seu lucro foi quase o valor da privatização. Sendo que é a detentora de praticamente toda a produção de minério do Brasil.

(02:08:17) Cunha Lima: Encerrando, esta eleição é totalmente diferente. E falta 30 dias para decidir o futuro do Estado, e o cidadão pode ficar ou não contente com os resultados. Com criatividade e inteligência conseguiremos avançar e fazer uma bela administração. Até lá reflitam muito, e no dia 1 de outobro votem no Cunha Lima, número 27.

(02:08:21) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença do candidato Cunha Lima (PSDC) e de todos os internautas. Até o próximo!