UOL EleiçõesUOL Eleições

30/08/2006 - 15h53

Íntegra do bate-papo com Roberto Sarli Junior

Candidato ao governo de Estado de São Paulo, Roberto Sarli Junior (PAN), falou sobre suas propostas eleitorais. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

(02:43:14) Sarli Jr: Boa tarde a todos os telespectadores do UOL é um prazer estar aqui com todos os internautas.

(02:44:58) Bubits: não sou aposentado; por que deveria votar no PAN?

(02:45:00) Sarli Jr: Sou administrador de empresas, tenho pós-graduação, especialização na área de engenharia e segurança do trabalho. Em maio de 2001 eu trouxe o diretório municipal dos aposentados ao diretório da Paulínia. Nunca fui político. Trabalho em uma multinacional há 29 anos, estou de licença para ser candidatos. Sou candidato do PAN com pé no chão, com muito trabalho e estarei atuando 100% do meu tempo a partir de 1% de setembro.

(02:45:15) Babu: quem financia sua campanha?

(02:46:00) Sarli Jr: Bubits, é uma pergunta interessante, nós do PAN estamos trabalhando em pró dos aposentados que são aquelas pessoas de 20, 30, 40 anos que não quer dizer idoso, então estamos falando de aposentado e pensionista. Você não é aposentado hoje, mas com certeza vai ser.

(02:47:00) Sarli Jr: Babu, nós do PAN não nos coligamos com ninguém porque todos os partidos estão envolvidos em problemas de corrupção e impunidade. O financimento vem do meu bolso. Temos muitas dificuldades e quem tem ajudado a nossa campanha é a minha família da região de Campinas. Vamos fazer uma campanha familiar.

(02:47:00) Glauco Rocha: Quais são as suas propostas para o Turismo em São Paulo?

(02:47:33) Eleitor: O sr.vai acabar com os programas instalados por Geraldo Alckimin...como o dose certa e o resrtaurante popular?

(02:52:32) Sarli Jr: Glauco, o foco é aposentado, mas temos projeto para as 23 secretarias do Estado de São Paulo. No turismo pretendemos implemntar o turismo em SP que é muito rico em história, que fez 450 anos, quem pode visitar o Masp vemos o quanto SP é rico. Pretendemos dentro da educação estabelecer uma matéria A última hora, a matéria vai ser chamar Conheça São Paulo além de outras. Vamos começar pelas crianças e vamos implementar Cititur em São Paulo, uma das principais cidade é Santos que pretendemos a partir da Preça da Sé fazer um tur que tem que ser seguido por todos os agentes hoteleiros do Estado de São Paulo que quiserem utilizar os recursos do governo. Vamos disponibilizar ônibus com infra-estrutura e mais segurança, daremos mapas nos pontos principais. É um projeto grande, inovador e nós queremos pegar os principais marcos da cidade dos 450 municípios do Estado de São Paulo. Vai ter várias opções para os turistas em São Paulo, que quando pensam em praia já pensam no RJ e porque não em SP. Queremos triplicar a ar

(02:52:48) Lucas: Sr candidato, qual a sua posicao perante a atual situacao economica da regiao de Bauru

(02:53:56) Sarli Jr: Eleitor, nós temos que analisar, primeiramente vou ter que fazer um diagnóstico da situação e fazer qual mal que o governo e que situações positivas há no Estado de SP. Programa de outros governadores que forem viáveis e bem aceitos pela população iremos continuar. Os que forem eleitoreiros terão que acabar. Então primeiro queremos saber como funciona ao certo, se for eficiente faremos ajustes, se for bom vai continuar.

(02:54:53) izak: Boa Tarde Roberto Sarli Junior, se o senhor for eleito, como irá combater o crime organizado em no estado São Paulo (PCC) ??

(02:55:11) EleitorBR: O que está errado com a política de segurança pública hodierna, e quais são suas propostas para melhorar ou consertar o que acredita estar errado na segurança pública?

(02:55:14) Sarli Jr: Lucas, é uma região super importante para o desenvolvimento do Estado de São Paulo, e não é diferente das outras quanto a educação, segurança enfim, vamos estar estudando uma maneira padronizada de ter a distribuição para estas regiões metropolitanas. Junto com os prefeitos vamos fazer um trabalho de revião destas regiões, que seja digno para a população e não projetos políticos que hoje estão dividos.

(02:55:50) Consciente: Caro candidato, Quais as suas reais expectativas para esse pleito? É para competir ou somente para projeção para futuros cargos políticos?

(03:02:07) Sarli Jr: Izak, é lamentávela situação que temos aqui em São Paulo, até 2000, 2001 o problema do Brasil era só no RJ, e agora caiu aqui em SP. Primeiro temos que parar de fazer propaganda, de chamar esta sigla, temos que chamar só de crime organizado. Para combater, pretendemos dividir em quatro níveis o crime organizado, seria o crime organizado, que são os piores, faremos uma seleção dos criminosos que tem mais periculosidade para colocalos afastados em uma ilha e colocar um penitenciária. O segundo seria os crimes mais comuns. O terceiro, que é o mais criminoso, os criminosos de colarinho branco, que vai ter uma penitenciária de segurança máxima, que roubam milhões e milhões e afetam o sistema financeiro do sistema federala e estadual, colocando em uma prisão e reeduca-los, são empresários, da administração, funcionários públicos, pessoas que pensam, se organizam e sabem fazer as coisas. Eles vão fiscalizar todos os municípios do estado de São Paulo, seriam auditores eletrônicos. Os balancetes públicos, o IPVA, o IP

(03:03:20) Sarli Jr: Não há uma fiscalização burocrática hoje por isso esta baderna administrativa.

(03:04:59) Sarli Jr: Qualquer um que ganhar as eleições vier a vencer as eleições e nos convidar para participar do projeto deles iremos com total participação.

(03:05:16) Sarli Jr: O local específico desta ilha, primeiro teremos que ter aprovação ambiental para ver onde pode ser feito.

(03:05:36) Juliana: O que o sr.vai fazer pela regiao do abc?

(03:06:08) Vimerson: O Sr têm alguma proposta para a Região de Carapicuíba?

(03:06:36) Sarli Jr: Na região de Campinas, temos a penitenciária em Hortolândia que é um local inadequado, onde há vários bairros residenciais, então é um local inadequado. Vamos eliminar estes presídios de regiões de bairros.

(03:11:16) Sarli Jr: Juliana, o ABC é uma região privilegiada, o problema do ABC que é uma região rica que se compararmos com outras regiões de SP elas ficam muito aquém, que são região sem indústrias. O ABC tem que rever a política que está sendo adotada. Temos uma crise de segurança e agora está-se sinaliando uma crise de desemprego, por que isso? Será que o governo Estadual está preparado para a crise que surgiu? Será que estes vices que administram agora estão preparados? O governador, o prefeito não precisa ser um técnico. No nosso governo iremos eliminar os cargos de confiança, qualquer cargo vai ter que ter concurso e terá que ser técnico e especialista. O governo tem que ser rentável, temos que ter saldo positivo para reinvestir. A maior parte do Estado de São Paulo é muito pobre. Temos que rever estes recursos estão sendo privilegiados. Acho que os empresários estão esquecidos, primeiro a segurança e agora os empresários.

(03:12:56) Sarli Jr: A Volkswagen e outras montadoras, metalúrgicas, enfim, são n empresas que sobrevivem, tirando estas pessoas vai diminuir a produção e todos pequenos empresários também perderão. Temos que rever os benefícios, o governo e o empresário têm que ganhar, procurar uma política adequada chamando os empresários para ajusta esta política que acho que está esquecida.

(03:15:27) Sarli Jr: Sobre encerrar os cargos de confiança, a princípio nós abriremos concursos públicos e daremos preferência a estas pessoas, vai ter um limite para preencherem estes cargos. Então não vai ser qualquer pessoa que irá concorrer aos cargos de confiança, serão somente pessoas preparadas para adminsitrar. Porque o governo tem que ser rentável, tendo lucro para investir em obras, em segurança. Então estas pessoas despreparadas, sem incentivo, deixam a administração inchada.

(03:16:49) Rafael_Elias: Você é aquele que corria fantasiado na são silvestre?

(03:16:53) carola: queria saber sobre seus protestos em maratonas.. achei um fato bastante curioso, pra dizer o mínimo.

(03:17:26) Sarli Jr: Vimerson, é uma região que cresceu muito numa velocidade tremenda, muita gente mora nesta região encostada em Barueri. Merece atenção especial do governo, tenho tido contato com pessoas da prefeitura de lá, e vamos rever a política de investtimento da região. As entradas das ruas são muito apertadas, reforçar a sinalização e a segurança. Temos que trazer empresas para investir nesta área de Carapicuiba e as regiões que a cercam também.

(03:17:34) Consciente: Caro Candidato, O Sr. como eleitor votaria no Lula ou no Alckmim?

(03:19:05) Sarli Jr: Carola, eu corro há 23 anos a maratona de São Paulo e a meia maratona do Rio, eu faço um protesto na corrida para chamar a atenção da população que esquece o que acontecer durante o ano, então em 2005 entramos para o livro dos recordes com alguns protestos contra a pizza da CPI, grampos no telefone, na agricultura dos sem-terra etc. para que a população não esqueça os fatos corruptos e a impunidade acima deles.

(03:19:14) LUIS CESAR SP: BOA TARDE, QUAL É A SUA PROPOSTA PARA O TRANSPORTE PÚBLICO, MAIS ESPECIFICAMENTE O METRÔ?

(03:19:41) Sarli Jr: Consciente, não tenho candidato a presidente, vou avaliar até o último dia, tenho dois candidatos em mente, estou avaliando, e tenho certeza que vou escolher um candidato que pense como o PAN.

(03:20:30) William Carrijo: Em relação a educação, o que pretende mudar em SP

(03:21:46) Sarli Jr: Luis Cesar, no metrô queremos expandir para o Litoral e o ABC e queremos continuar a política de investimento no Metrô, cujo problema é a falta de dinheiro. O governo na metado do investimento desta linha do metrô chegou na metade e viu que o planejamento estava furado. Vamos verificar qualidade, o atendimento do governo e verificar a saúde financeira, como estão os contratos, quem são os empresários, como está o orçamento para dividir em nosso projeto. Lembramos que o foco maior do partido é o aposentado de hoje e do amanhã.

(03:26:20) Sarli Jr: Sobre os aposentados, para melhorar a sua vida, temos dois focos, temos os candidatos a deputado federal que vão estão em Brasília buscando 78% de reposição salarial dos últimos 10 anos. São 6,5 milhões de aposentados no Estado, 23 milhões no Brasil, levantando esta bandeira teremos uma força política. Vamos começar a tirar os encargos das costas dos aposentados com o vale-farmácia, isenção de pedágio que, se não conseguirmos negociar com as empresas que gerenciam os pedágios, vamos criar passagens especiais, estradas, pelas cidades, se conseguirmos fazer um convênio com as empresas de pedágio o aposentado terá um cartão que valerá para passar o pedágio. Tudo isso será monitorado, inclusive os pedágios.

(03:30:17) Bia: Quais são as suas propostas na área da educação???

(03:30:44) Sarli Jr: William, segurança e educação são dois projetos que estão intimamente planejados, pretendemos comprar um satélite para o Estado de São Paulo, chamados do Projeto que vem do espaço. Na educação, teremos duas vezes por semana uma hora com teleconferências, com professores orientados pelo governo estadual, para dar educação na segurança de trânsito, educação ambienta e educação política. Será uma teleconferência dos professores do Estado em todas as escolas estaduais, será obrigatória esta matéria. As empresas que tiverem analfabetos e aderirem vai ter um programa especial e terão incentivos fiscais. Não é como algumas empresas fazem com deficientes, que contrata de deixa num canto, eles querem ser úteis, usando suas experiência em prol de algo. O grande problema da Estado hoje é maneira que estão aprovando as crianças e adolescentes. Vemos na prova da OAB a porcentagem de reprovados, que não sabiam escrever, com erros graves de gramática, analisando a vida destas pessoas vemos que eles passaram por estes sistem

(03:31:01) Sarli Jr: Vemos na prova da OAB a porcentagem de reprovados, que não sabiam escrever, com erros graves de gramática, analisando a vida destas pessoas vemos que eles passaram por estes sistema que temos que rever toda esta política.

(03:32:00) Sarli Jr: Outro ponto, é a universidade estaudal do aposentado, quem irá fazer vestibular serão os aposentados, faremos uma universidade piloto e dando certo extenderemos para as grandes capitais.

(03:34:38) Sarli Jr: Sobre o preço do satélite, numa situação de crise por onde passamos, celular falha, rádio comunicador falha etc., as empresas grandes tem sua comunicação por satélite, temos duas opções que uma é comprar, que é inviável. Para o satélite o mais viável é alugar nos três primeiros anos para depois comprar. Hoje um político com toda a boa intenção para montar um bom projeto, por exemplo quer saber quanto é um satélite, e ele já vem superfaturado.

(03:38:01) Sarli Jr: Sobre o bloqueio de celulares em presídios, estes profissionais do crime organizado vão ficar isolados e nenhum aparelho não vai funcionar. O satélite terá câmeras em todas as estradas e rodovias, e não iremos investir tanto em homens como é feito hoje, mais carros na rua não resolve, temos que controlar com inteligência a segurança. Vamos investir em câmeras em todas as ruas e avenidas e todos os carros de política, bombeiros e coletivos terão câmera atrás, e também os postos policiais e pedágios serão monitorados e enviados para as delegacias que terão três turnos com 4 pessoas cada sendo 2 aposentados e 2 deficientes monitorando as ruas e a polícia. Um dos benefícios do satélite e integrar todas as imagens da polícia, sendo câmeras móveis em todos os postos.

(03:40:29) Rubinho: Qual o seu percentual de votação hoje????

(03:41:45) Sarli Jr: Bandido tem medo de comunicação, se o carro da política pára para uma ocorrência o bandido vai enfrentar, mas se está com um rádio na mão ele caem fora. O crime organizado hoje está assim porque detém a comunicação, no mês passado pegaram com os bandidos um celular com rede com satélite. É um projeto audacioso, vamos começar em todas as capitais primeiro pelas regiões do crime. Se não existir comunicação na área de segurança, a política precisa ter mais comunicação, planejamento, planos para situação de crise. Se estoura uma rebelião na região da Febem ou Hortolândia temos que ter plano para isso, quais pessoas irão controlar a região rebeliada, que hoje não existe. Não estou falando que a polícia não é inteligente, a política técnica tem que ter curso para se profissionalizar.

(03:42:15) Sarli Jr: Rubinho, na sexta-feira retrasada acabei ficando com 1%.

(03:43:33) Sarli Jr: Eu acredito no segundo turno, por isso estou aqui, senão não estaria participando desta entrevista. Acredito que pode haver uma virada, existem mais de 40% de pessoas indecisas, isso mexe com a situação. Quantos destes indecisos vão decidir a eleição? Eu estar aqui no UOL é democracia. Acredito que haja uma virada com apoio dos mais de 6 milhões de aposentados.

(03:44:26) Sarli Jr: Gostaria de agradecer a todos que participara deste bate-papo, parabenizando ao UOL pela democracia política no ano de 2006.

(03:44:28) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença do canditado Roberto Sarli Jr. e de todos os internautas. Até o próximo!