UOL EleiçõesUOL Eleições

30/08/2006 - 14h29

Íntegra do bate-papo com Fred Corrêa

Candidato ao governo de Estado de São Paulo, Fred Corrêa (PTN), falou sobre suas propostas eleitorais. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas

(01:11:22) Fred Corrêa: Meu nome é Alfredo Martins Correa, como advogado, sou conhecido como Fred Corrêa, vim para São Paulo há 30 anos, passando por rádios de Campinas e Ribeirão Preto, sou professor universitário na área de Direito e também radialista. Sendo radialista que nasceu o pendor pela administração pública. A coligação do nosso partido não tem nenhuma mácula com o que está ocorrendo agora. A nossa coligação tem por título São Paulo, de Cara Nova.

(01:11:22) carola: candidato o senhor se acha preparado para assumir o governo do estado mais importante do país?

(01:13:37) Fred Corrêa: Carola, esta pergunta poderia ser feito para todas as pessoas que um dia não foram eleitos. Eu já fui administrador público pelo Estado de São Paulo em duas oportunidades. Fora o amor pela administração pública e a vivência junto ao povo mais sofrido da capital juntamente com as idéias daqueles mais vividos pelo partido me deixa mais tranquilo. Eu já fui filiado ao PDS, do Maluf, e depois militamos por 8 anos com José Serra que os conheço bem a ponto não de não recomendar o voto deles.

(01:15:03) democracia: Vale a pena concorrer mesmo sem chance alguma?

(01:15:14) Fred Corrêa: O funcionalismo público estadual tem 60 sindicatos e descobrimos o quanto o funcionalismo sofre com a falta de atenção.

(01:15:36) alessandro: sobre a educação quais são as metas do seu governo

(01:16:37) Fred Corrêa: Democracia, vale porque a gente está ganhando, mesmo que não ganhe. Eu noto pelos questionamentos que sofro e pelos estudos que tenho que fazer nas áreas do governo. Profissionais de política no mais das vezes aprende vícios lamentáveis. Eu acredito na nossa vontade de mudar, e sei que ninguém ganha a eleição na véspera.

(01:19:12) Fred Corrêa: Alessandro, não só para educação mas principalmente educação, saúde e segurança vamos usar uma coisa chamada legalismo que não é fazer nenhum lançamento mirabolante que é cumprir a lei orgânica do munícipio. Iremos criar um conselho de educação que irá gerir junto com seus secretários chegando ao aumento dos professores que seja possível dentro do orçamento para 2008 e os profissionais que agem direto com os alunos. E tentar mudar a relação dos alunos com os professores.

(01:20:00) Fred Corrêa: Sobre a avaliação continuados, não paramos para reavaliar, se houvesse ou uma avaliação verdadeira ou outra oportunidade no final do ano. A progressão continuada não é continuada. É caminhar sem eira nem beira, sem ter aprendido nada.

(01:21:15) Fabinho: Candidato; como o senhor acha que vai conter a onda de criminalidade que atormenta tanto o governador atual do estado?

(01:21:34) Felipe Vila bela: Quais são os seus planos pra melhorar a seguranção em sp

(01:22:49) marcio: somos policias queremos a restrutururão da policia nos ajudara?

(01:22:49) Fred Corrêa: Para colocar dinheiro na educação e na saúde, agiremos não desviando o dinheiro destas áreas, não temos vínculo nenhum. Ocorre um desvio nestas áreas que não pode acontecer porque ninguém fiscaliza, tentaremos acabar com isso dando total publicidade.

(01:23:18) eleitor: candidato ... qual suas propostas para o setor de segurança publica... um dos maiores ddestaques negativos do estado

(01:27:25) Fred Corrêa: Fabinho, Felipe e Marcio, dos 16 candidatos ao governo a melhor proposta é a nossa, porque não haverá Secretaria de Segurança Pública no nosso governo. Segurança é responsabilidade e dever do Estado o chefe do Estado é também chefe da segurança pública. Todos os líderes do partido comporão um conselho gestor e o secretário de saúde, de finanças e promoção social também, que são fundamentais, além de membros da sociedade civil. Teremos um governador que não poderá dar desculpas, este que está só 'pega buxa'. Faremos investimentos verdadeiros na segurança pública. Nós que frequentamos as áreas da segurança pública sabemos que os institutos de segurança pública não tem anteparos nem aparatos. Os governos querem ganhar votos colocando guardas mal pagos e viaturas que não vão longe. Colocando muros que viram depósitos de presos. Temos que ressocializar.

(01:28:26) Felipe Vila bela: Em quem vc votaria para presidente entre lula e geraldo

(01:28:49) alexandre: candidato, se o senhor fosse o atual governador do estado de Sao Paulo, como o senhor agiria em relação aos recentes ataques do PCC?

(01:29:13) mariooo: Qual seria as suas propostas para diminuir a alta carga tributaria paga pelos paulistanos atualmente?

(01:32:56) Fred Corrêa: Sobre os ataques e medidas emergenciais, seria normal o candidato dizer farei isso e aquilo, é possível e necessário que os líderes de facções criminosas não se comuniquem, as empresas de telefonias que se reportam a Anatel estão dizendo não e todo mundo acredita, mas sabemos que é possível impedir essa comunicação. Sabemos que´há muita corrupção lá dentro pelos funcionários mal pagos e desestimulados que acabam contribuindo com o crime. Em 2007 vai ser deixado dinheiro suficiente para se reformular a política de apreensão destes que estão retidos obrigando a trabalhar, produzir para pagar os gastos que dão aos contribuintes e também para se ressocializem. A cada três dias que os presos trabalham um dia é abatido da pena, o que acaba por motivar os presos que hoje saem para visitar os pais sem nenhum dinheiro no bolso. Reestruturemos o modelo penitenciário e colocaremos trabalho que originará uma resocialização.

(01:34:08) Perez: Como você trataria a tal guerra fiscal, e a fuga das empresas.

(01:34:56) anarc: Qual sua opinião sobre a PPP da linha 4 do Metrô? E sobre uma possível privatização do Metrô?

(01:36:28) Fred Corrêa: Mario, é imperioso reduzir gradativamente, tem candidato que fala 'eu vou reduzir os impostos', mas no primeiro ano ninguém vai fazer isso. Devemos entrar na guerra fiscal, não podemos perder grandes empresas para outros Estados que tem uma tabela mais justos de impostos. No sistema automotivo, um carro na tabela vale R$ 12 mil em Santa Catarina vale R$ 10 mil que a alíquota é 2%. Vai ser diminuída a alíquota. O governo cria dificuldades e as pessoas são taxadas de bandidos que não pode continuar assim.

(01:38:22) Richard: sobre educação o q penda o candidato sobre as cotas???

(01:38:32) Lontra: Qual seu posicionamento na questão ambiental?

(01:39:49) Fred Corrêa: Anarc, somos contra a privatização e qualquer tipo de privatização. Por que toda vez que se vai ampliar o metrô tem que pegar dinheiro da iniciativa privada? A parceria pública e privada veio no bojo de umpensamento contemporâneo que também criou as Osips, e partir daí é possível pegar uma empresa privada que vai investir num percentual, mas esse percentual é muito pouco para quem vai ficar por 20 anos com a concessão.

(01:40:25) democracia: Mesmo com poucas chances: num eventual segundo turno, com quem Fred Corrêa/PTN ficaria? Serra ou Mercadante?

(01:40:41) Fred Corrêa: A parte norte do Rodoanel foi uma grande idéia, mas já há uma licitação para a criação do pedágio do rodoanel.

(01:41:47) Fred Corrêa: Num segundo turno entre Mercadante e Serra, qualquer um dos dois que chegar ao segundo turno nós o apoiaremos. Mas o queremos de cara nova.

(01:42:23) Juliano: O Estado de SP tem um problema muito sério relacionado ao meio ambiente. As queimadas das usinas de cana-de-açúcar, no interior do Estado, estão prejudicando não apenas o ar, mas principalmente estão afetando as bacias hidrográficas e a água já é um problema muito sério para nós. O senhor tem algum plano para resolver este problema. Enfrentaria os usineiros?

(01:44:52) Fred Corrêa: Richard, é uma idéia boa, não percebi nenhum desvio nisso, fora o social, e a questão da cota passa por uma questão de origem, de cor. O que sempre aconteceu foi que na USP foi que perdeu um pouco da qualidade devido a falta de investimento e na educação em São Paulo. Mas haja dinheiro né, que é preciso fazer umpouco de mágica aí, mas com a guerra fiscal vamos faturar mais. Então eu sou a favor das cotas, com um reajuste quanto ao percentual. O que ocorre é que quem estuda lá são filhos de milionários. O pessoal que sai mal preparado da escola pública não consegue entrar e na particular não consegue pagar. Mas seria uma medida paliativa. Quanto a cota social tem que ser implantada mais amplamente.

(01:45:37) Franklin: Boa Tarde, aproveitando a pergunta do Eleitor, qual a sua proposta para FEBEM?

(01:51:22) Fred Corrêa: Lontra e Juliano, vindo do interior, na região de Avaré, vemos muita usinas de cana, monocultura. Então porque não se obriga aos usineiros a fazer o corte e não a queima? Para as famílias pequenas fica muito caro para fazer isso, são hectares de terra ao longo do Estado de SãoPaulo queimando e inclusive invadindo reservas. Esta região é todo área ambiental e com esta queima da cana de açúcar acaba invadindo estas áreas. Precisamos ter uma política ambienta consequente, não temos que criar nenhuma norma, principalmente com o novo código ambiental de 1998. Sofre as zonas de afluente do Estado de SP, nos últimos governos houve uma permissividade para habitação naquela área de proteção ambiental. Não há um controle sofre as fossas sépticas que são jogadas nos rios. A Secretária do Saneamento Básico é a maior agressora que cobra pra fazer tratamento da água e ela mesma joga nos rios, os governos, a Sabesp fazem isso. Temos que começar a ser feito um estudo para que se evite isso. Hoje o Estado é o maior poluídor q

(01:52:27) Marcelo: Nessa legislatura, seu partido não tem nenhum representante na Assembléia. Caso eleito, como o senhor pretende aprovar seus projetos na Casa sem uma eventual maioria?

(01:55:27) Fred Corrêa: Franlin, eu escuto falar sempre que vão acabar com a Febem. A proposta continua sendo legalista, o artigo 227 diz que cabe ao Estado, a sociedade e a família proteger ao menor e adolescente de toda forma de agressaõ, preparando-o, educando-o etc. O Estado faz pouco da sua parte, mas a sociedade convenhamos temos que fazer a mea culpa, com ONG, o governo e as famílias poderemos começar a resolver a questão do menor abandonado. Mas pagando R$ 700 para educadores da Febem que passaram num concurso simplório, sem preparo acabam agredindo verbal e moralmente os internos. Não há um preparo na Febem, que dentro de seus muros está se criando profissionais do crime. Temos que repensar isso, somente com grandes conselhos chegaremos a uma decisão, dividiremos a responsabilidade com o Estado, a sociedade e a família promovendo eventos com a parceria pública. O PSDB adora vender, como a Caixa Econômica, que está obrigando todo mundo a abrir contas para depois vender.

(01:57:04) Eleitor_Ba: qual medidas voce acha que deve ser adotada , em relaçao ao problema com a volkswagen?

(01:58:49) Fred Corrêa: Em relação na redução da maioridade penal, quem inventou que aos 18 o sujeito já está apto a discernir do que é certo e errado? Sempre que há um crime hedindo é feito uma reforma em cima do delito. Eu acho que não vai resolver essa redução, pois vejo pessoas com 16, 17 anos tão responsáveis, me abordam e perguntam qual o meu plano de governo. Eu sou professor universitário, mas ninguém sabe em quem votou, não vão lembrar. Se reduzirmos a maioridade penal para 16 só vai aumentar os presídios. Não há nenhuma garantia que garanta que o discernimento que acontece nos 16, 17 anos. Há um amadurecimento que o torna de despubere para púbere.

(02:02:02) Fred Corrêa: Marcelo, pergunta muito bem colocada, o nosso sitema que colocamos hoje, pluripartirismo, o jeito é fazer a chamada composição aberta. A minha sugestão é que a Constituição Federal prevê que as organizações sociais devem participar do processo legislativo, mas nunca participam, então poder-se-ia compor com os líderes de partidos da Assembléia, sem sair de perto dos eleitores. Então os movimentos sociais devem participar da Assembléia. Fazendo isso vamos poder governar sim, e caso contrário temos que denunciar isso. Este nosso sistema é meio parlamentarista porque tem poder de vetar matérias importantes.

(02:02:27) Felipe Vila bela: Em quem vc votaria para presidente entre lula e geraldo

(02:05:12) Fred Corrêa: Eleitor_Ba, o que se poderia fazer para não se chegar a acontecer isso, sabemos que os veículos chegam com carga tributária de 60%, tenho dito que a Volkswagen não tem muita saída porque como foi uma fábrica de ponta até 1999, depois começou a dividir a ponta de venda com os outros, então pecebe-se que o maquinário dela é muito antiquado. Para viabilizá-la tem que enxugar o aparato humano para viabilizar o aparato técnico. São Bernardo é uma cidade bonita, com seus problemas e São Caetano e Santo André que se houve uma crise também serão atingidos. Por uma responsabilidade relativa dos sindicatos chegou-se a um ponto das demissões.

(02:06:23) Barbudo: Ideologicamente, como se define o seu partido?

(02:07:41) Fred Corrêa: Felipe, vou votar no educador Cristóvão Buarque, meu voto será bem aplicado e sugiro que os seus também o sejam. Desconfiem dos grandes partidos. Entre Geraldo e Lula, seria Lula na cabeça, se fosse Geraldo eles venderiam tudo o que é nosso. Quando se perguntou o que foi feito com o dinheiro das privatizações ele desconversou. O que sobrou da Cesp?, maior produtora de energia deste Estado que foi vendida durante o jogo da Copa do Mundo.

(02:09:16) Fred Corrêa: Barbudo, com trabalhismo, o PTN é trabalhista como o próprio nome diz. O trabalhismo começou com Getúlio, depois surgiu o PTN, nossa bandeira é trabalhista com responsabilidade.

(02:11:40) Fred Corrêa: Peço a todos que votem com consciência, que postulem junto ao Congresso, a Assembléia Legislativa do Estado. Não percam de vista aonde vai aquele voto, temos que acompanhar o trabalho de quem ganhou o mandato, sem virar as costas. Não se faz isso, temos que acompanhar o trabalho deles. Você é o patrão, você vai contratar, mas não podemos demitir, ficarão por quatro ou oito anos.

(02:11:43) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença do candidato Fred Corrêa e de todos os internautas. Até o próximo!