UOL EleiçõesUOL Eleições

16/08/2006 - 13h52

Na TV, candidatos ao governo de SP priorizam combate à criminalidade

Da Redação
Em São Paulo
Os candidatos ao governo do Estado de São Paulo apresentaram nesta quarta-feira (16) o primeiro programa no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Os programas veiculados nos dois meios foram muito semelhantes.

Os principais candidatos apresentaram longos perfis, com seus currículos e experiências políticas e administrativas e enfatizaram o combate à violência como prioridade de governo.

José Serra apresentou-se como o candidato "que tem mais experiência e competência" para governar. Lembrou projetos que desenvolveu como ministro da saúde do governo Fernando Henrique Cardoso e não deixou de alfinetar o PT indiretamente, criticando o estado em que encontrou a prefeitura de São Paulo (deixada pela petista Marta Suplicy). Disse que teve que retomar obras e acabar com "taxas injustas".

O candidato só apareceu no fim do programa reafirmando o seu compromisso com o Estado de São Paulo, "onde eu nasci e onde nasceu o meu neto". Disse que seu governo será centrado em quatro áreas prioritárias: saúde, educação, segurança e emprego.

O programa de Aloizio Mercadante teve o mesmo formato da propaganda tucana. Também apresentou um longo perfil do candidato, apresentou imagens dele ao lado do presidente Lula, da ex-prefeita da capital paulista, Marta Suplicy e do senador Eduardo Suplicy.

Mercadante também lembrou seus projetos no Senado Federal, durante o governo Lula e disse ter ajudado a conseguir os aumentos para o salário mínimo e a implantação do Bolsa Família. O programa contou ainda com um depoimento do filho do petista.

Aloizio Mercadante também só apareceu nos minutos finais do programa e se dirigiu "às mães de São Paulo". Comentou a crise que o Estado enfrenta, disse que "o PCC é fruto da falta de autoridade e competência dos 12 anos de governo do PSDB" e que seu governo dará prioridade para os problemas de educação e segurança.

Orestes Quércia baseou seu primeiro programa na experiência "de quem já foi governador de São Paulo". Também se apresentou aos eleitores e falou das suas origens, como locutor de rádio. Proclamou-se como "o melhor governador da história" e disse que "cumpriu o que prometeu".

Como os outros dois candidatos, Quércia também disse que a medida mais imediata a ser tomada é para conter a criminalidade e, mais uma vez, disse que sabe como fazer "porque já resolvi essa questão uma vez".

Os demais candidatos ao governo tiveram apenas alguns segundos de tempo para se apresentar e divulgar o número de suas legendas.

MAIS
Candidatos ao governo paulista falam de segurança, na 1ª propaganda no rádio