UOL EleiçõesUOL Eleições

Cláudio Mauro

Divulgação

Nome: Cláudio Antonio de Mauro

Nascimento: 12 de março de 1948

Local: Lins (SP)

Partido: Partido Verde (PV)

Tempo de partido: 11 anos

Partidos anteriores: PT

Formação profissional: professor universitário

Cláudio de Mauro quer participação da população no planejamento estadual

Edilson Atsuo Saçashima
Da Redação
Em São Paulo

O candidato ao governo paulista pelo PV, Cláudio de Mauro, quer incentivar o debate entre a população e o governo. Para isso, propõe a criação do Plano Motivador, destinado a receber sugestões e críticas. "Vamos recuperar o planejamento como instrumento de participação social no governo", diz.

Outras propostas suas são a recuperação das ferrovias, a revisão dos contratos de pedágios e concessões das rodovias, a valorização do SUS (Sistema Único de Saúde) e a implantação de equipes do Programa de Saúde da Família.

Prefeito de Rio Claro pelo PV em dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004), Cláudio de Mauro nasceu em Lins (SP) e é professor aposentado pela Unesp.

O geógrafo tem mestrado e doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou sua vida profissional como auxiliar administrativo no Conservatório Musical de Lins. Foi professor no Instituto Americano de Lins e na Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras.

De 1974 a 1982, foi geógrafo no Projeto Radam, que tinha como finalidade equacionar o mapeamento da vegetação amazônica e parte da nordestina. Em 1982, foi contratado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro.

Na Unesp, liderou o movimento de mutuários do BNH (Banco Nacional da Habitação) e participou da criação do Movimento Pró Cidadania. "Através do engajamento como acadêmico orgânico e envolvimento com o movimento popular me filiei ao PT em 1985. Assim foi o início das atividades político-partidárias", diz.

Foi, por seis anos (1999-2004), presidente do Comitê Estadual das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Atuou como membro do Conselho Consultivo da Associação Paulista de Municípios, na Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Durante o ano de 2005, exerceu a função de consultor da Unesco na Agência Nacional de Águas (ANA). Cláudio de Mauro, 58 anos, tem três filhos e dois netos.








Computando seu voto...
Carregando resultado