UOL EleiçõesUOL Eleições

Mário Guide

Divulgação

Nome: Professor Mário Luiz Guide

Nascimento: 04 de dezembro de 1952

Local: Campestre (MG)

Partido: Partido Socialista Brasileiro (PSB)

Tempo de partido: 18 anos

Partidos anteriores: PMDB

Formação profissional: professor

Socialista, Guide quer as contas na Internet

Edilson Atsuo Saçashima
Da Redação
Em São Paulo

Após cinco mandatos como vereador em Osasco (SP), o professor universitário Mário Guide pretende se tornar governador de São Paulo. O candidato socialista quer que o Estado seja exemplo "de uma política mais humana e de uma sociedade mais justa e solidária".

Para conquistar o eleitor, ele tem como uma das propostas colocar as contas públicas estaduais na Internet, em detalhes e em tempo real. "É um remédio contra a corrupção, o comodismo e a incompetência. Auxilia a democratização das informações", diz.

Outro projeto seu é a ampliação da Defensoria Pública para garantir assistência jurídica integral e gratuita à população. "Por exemplo, 60% dos presos precisam de um advogado do Estado para sua defesa. E metade destes presos, se fosse acompanhado de um advogado, não estaria mais preso, porque já cumpriu a sua pena ou teria penas alternativas", diz.

Mário Luiz Guide tem 52 anos, é casado e pai de dois filhos. Estudou em seminário católico e foi bancário, escriturário e diretor de empresa. Durante a juventude, lecionou em curso de alfabetização de adultos e em cursos supletivos para trabalhadores. É formado em Filosofia pela USP (Universidade de São Paulo) e em Direito pela UNIFIEO, com mestrado e doutorado na USP. Atualmente, é professor na UNIP(Universidade Paulista).

Em 1983, assumiu como vereador e foi reeleito em 1988. Em 1992, foi candidato a vice-prefeito pelo PSB na chapa do deputado João Paulo (PT). Durante um comício, foi baleado e passou por seis cirurgias num período de três anos. Em 1996, após liberação médica, foi eleito novamente vereador, e reeleito em 2000 e 2004.

É secretário geral do PSB no Estado de São Paulo desde 1997 e foi presidente do diretório municipal do PSB de Osasco, de 1989 a 1999.








Computando seu voto...
Carregando resultado