UOL EleiçõesUOL Eleições

Anaí Caproni

Divulgação/PCO

Nome: Anaí Caproni Pinto

Data de nascimento: 12/12/1966

Local: São Bernardo do Campo (SP)

Partido: PCO

Tempo de partido: 9 anos, desde a fundação

Partidos anteriores: PT

Formação profissional: técnica em eletrônica e estudante de direito

Anaí, da Causa Operária, diz que PSOL "engana os trabalhadores"

Larissa Morais
Da Redação
Em São Paulo

Candidata ao governo de São Paulo pela segunda vez, a sindicalista Anaí Caproni pretende utilizar sua campanha para criticar a Frente de Esquerda (formada por PSOL, PSTU e PCB), discutir o que ocorre nos sindicatos, divulgar o socialismo e a proposta de salário mínimo de R$ 1.900.

Segundo seu partido, o PCO (Partido da Causa Operária), a "burocracia sindical da frente popular" (PT e PC do B) ataca as lutas. E a Frente de Esquerda, cujo candidato em São Paulo é Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), é uma "operação montada pela burguesia para enganar os trabalhadores".

Anaí nasceu em São Bernardo do Campo (SP) em 12 de dezembro de 1966. Seu pai, Manoel Caproni, é metalúrgico e foi um dos fundadores do PT na região do ABC. É casada com Rui Pimenta, presidente do PCO e candidato do partido à Presidência, com quem tem dois filhos.

Em 1983, no movimento estudantil, Anaí iniciou sua atuação política como militante da Causa Operária, na época uma tendência interna do PT. A corrente foi expulsa do PT em 1990 e, em 1997, obteve registro definitivo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e se tornou Partido da Causa Operária.

Anaí formou-se técnica em eletrônica e atualmente cursa direito da USP (Universidade de São Paulo). Trabalhou nas indústrias metalúrgicas do ABC e foi servidora do Judiciário de São Paulo.

Atualmente, a candidata é operadora de triagem e transbordo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, onde atua sindicalmente. É diretora da Federação Nacional dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Fentect) e faz parte da corrente de oposição "Ecetistas em Luta".

A sindicalista integra a direção nacional e o comitê central do PCO. Foi candidata a vereadora de São Paulo pelo partido em 2000, ao governo de São Paulo em 2002 (quando obteve 4.634 votos, 0,02% do total) e à prefeitura da capital em 2004.








Computando seu voto...
Carregando resultado