UOL EleiçõesUOL Eleições

17/10/2006 - 16h59

Em SC, Luiz Henrique diz não ter conflitos com Lula

Da Redação
Em São Paulo

Divulgação

Jornalista Moacir Pereira e Luiz Henrique

Jornalista Moacir Pereira e Luiz Henrique

Em entrevista ao telejornal RBS Notícias, da TV Globo, na noite de segunda-feira (17/10), o governador Luiz Henrique (PMDB) disse não ter conflitos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas afirmou que "o governo Lula para Santa Catarina foi o governo do não".

Candidato à reeleição, o governador teve boas relações com o presidente no início de seu mandato, mas apóia Geraldo Alckmin (PSDB) nestas eleições. Sobre o aliado, Luiz Henrique disse que o tucano irá ajudá-lo na recuperação de rodovias no Estado, uma vez que os principais problemas estariam em rodovias federais.

O governador prometeu executar todos os acessos a municípios que ainda não têm ligação asfáltica, bem como iniciar um programa para asfaltar os acessos às comunidades rurais e para melhorar a distribuição da produção agrícola.

Outro tema polêmico da entrevista foi a participação do então secretário da Fazenda, Max Bornholdt, na apreensão pela Polícia Federal de R$ 2 milhões em agosto. O assessor especial do secretário, Aldo Hey, foi preso na Operação Dilúvio, que buscou desmontar quadrilhas que fraudavam importações.

Luiz Henrique disse que seus 40 anos de vida pública, "limpos", seriam suficientes para esclarecer o caso. O peemedebista afirmou também que a Polícia Federal falhou ao não ouvir Bornholdt.

Adversário do governador no segundo turno, Esperidião Amin (PP) comentou o caso nas entrevistas que concedeu na segunda-feira em Florianópolis e Blumenau: "Hoje completa dois meses que o palácio foi cercado pela Polícia Federal e Aldo Hey, assessor do então secretário da Fazenda, foi preso. Até agora não foram explicados a origem e o destino do dinheiro."