UOL EleiçõesUOL Eleições

01/10/2006 - 21h47

Em RR, PSDB ganha mais quatro anos com reeleição de Ottomar

Da Redação
Em São Paulo
O governador Ottomar Pinto (PSDB), 75, está reeleito. Ele foi derrotado em 2002, mas a Justiça Eleitoral o reconduziu ao cargo em 2004. Seu adversário direto foi o senador Romero Jucá (PMDB), 51.

O governador reeleito assumiu o executivo de Roraima em novembro de 2004 no lugar do então petista Flamarion Portela, que foi afastado do cargo pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), acusado de uso da máquina pública em sua campanha à reeleição em 2002.

Portela tinha sido empossado em 2000, depois que o então governador Neudo Campos (PP) se afastou para tentar, sem sucesso, uma vaga no Senado. Ambos são suspeitos de parte no esquema dos gafanhotos, que desviou R$ 230 milhões.

Ottomar e Jucá polarizaram a eleição. A coligação "Roraima pra todos" encabeçada pelo governador reeleito congrega o PP, PTB e PFL. O peemedebista liderou a chapa "Roraima tem solução", com mais nove partidos, entre eles PT, PPS e PV.

As disputas entre os dois principais candidatos começaram antes mesmo do período eleitoral, com acusações e críticas de ambos os lados por meio da imprensa. Na Justiça, as duas candidaturas tentaram demonstrar que o adversário promoveu propaganda eleitoral antecipada.

Jucá acusou o governador Ottomar Pinto de usar a máquina pública. E Ottomar insinuou que Jucá teve apoio da prefeitura de Boa Vista, administrada por sua mulher, Teresa Jucá (PPS), que se afastou do cargo para concorrer ao Senado.

A vitória de Ottomar confirma as indicações de pesquisas que o apontavam como franco favorito desde o começo da corrida estadual. Enquanto ele verificava aumento nas intenções de voto, Jucá manteve-se estagnado em todo o primeiro turno, sem ameaçar o governador em nenhum momento.

Outros cinco candidatos estavam na disputa: Almira Mary Cordeiro (PSOL), Ariomar Lima (PCO), Augusto Neto (PDT), Roberto Lopes (PSDC) e Petrônio Pereira (PHS).
MAIS
Comente a apuração dos votos em todo o BrasilGrupos de Discussão UOL