UOL EleiçõesUOL Eleições

10/10/2006 - 12h26

PMDB gaúcho recomenda voto em Yeda Crusius

Da Redação
Em São Paulo

Jefferson Bernardes/Divulgação

Pedro Simon e Yeda Crusius

Pedro Simon e Yeda Crusius

Em congresso realizado na segunda-feira (9/10), o PMDB gaúcho aprovou a recomendação do voto de seus filiados em Yeda Crusius (PSDB) para governadora e Geraldo Alckmin (PSDB) para presidente. O senador Pedro Simon, presidente estadual do partido, chamou a candidata tucana de "amiga" do PMDB.

Yeda agradeceu a recomendação e disse que o PMDB foi sua escola política. "Foi do velho MDB que surgiu o meu partido, o PSDB", disse.

Segundo o presidente da Assembléia Legislativa, Fernando Zachia, o PMDB condicionou a recomendação de voto ao cumprimento de oito itens: moralidade administrativa e respeito às instituições democráticas, menos juros e mais crescimento, reestruturação da solidariedade federativa, preservação do controle público de todas as estatais, respeito ao servidor público, melhoria da educação, saúde e segurança, seguimento à busca do equilíbrio das contas públicas e políticas sociais que melhorem a condição de vida dos gaúchos mais pobres.

Neste segundo turno, a candidata já obteve apoio do PTB e do PP. O PDT optou pela neutralidade. Yeda esteve prestes a conseguir a adesão dos peemedebistas ainda na semana passada, mas houve resistência de uma ala do partido que preferia não recomendar voto em nenhum dos candidatos.

O governador Germano Rigotto (PMDB), derrotado no primeiro turno, não compareceu ao congresso de seu partido.