UOL EleiçõesUOL Eleições

04/10/2006 - 18h00

PMDB e PP declaram apoio a Yeda no RS

Da Redação
Em São Paulo
O PMDB gaúcho definiu na terça-feira (3/10) que apoiará a candidata Yeda Crusius (PSDB) no segundo turno. A decisão não é oficial. Segundo o senador reeleito Pedro Simon, presidente estadual da legenda, a tendência é apoiar a tucana e Geraldo Alckmin (PSDB).

O governador Germano Rigotto (PMDB), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, optou pela neutralidade entre Yeda e Olívio Dutra (PT). Ele não compareceu ao encontro do PMDB.

Segundo Yeda, PSDB e PMDB fazem parte do mesmo campo político. "Nós, do PSDB, já ajudamos muito o PMDB a governar o Rio Grande do Sul", disse a candidata.

Outros partidos

O PDT deve tomar posição na sexta-feira, numa eleição com 200 membros do diretório estadual. O partido está dividido entre apoiar Yeda ou manter-se neutro. Alceu Collares, candidato derrotado da legenda, defende a neutralidade.

O PP, do ex-candidato Francisco Turra, faria reunião de sua executiva no fim da tarde desta quarta-feira para oficializar o apoio a Yeda. Na noite de domingo, Turra já havia declarado que fará campanha para a tucana.