UOL EleiçõesUOL Eleições

03/08/2006 - 16h09

Candidata do PSDB gaúcho bate Rigotto e Olívio no tempo da propaganda

Da Redação
Em São Paulo
Durante a propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV, que se inicia em 15 de agosto, a tucana Yeda Crusius terá praticamente o dobro de tempo de rádio e TV na comparação com seus dois principais adversários na disputa pelo governo gaúcho: o governador Germano Rigotto (PMDB) e o ex-governador Olívio Dutra (PT).

A cada inserção, nos dias e espaços para candidatos a governador, Yeda conta com 6 minutos e 1 segundo; Rigotto tem 3 minutos e 25 segundos, e Olívio fica com 3 minutos e 20 segundos.

Yeda vai aproveitar o tempo estendido, em relação aos adversários, para tentar quebrar a polarização da política gaúcha entre PMDB e PT, que se alternam no poder desde as eleições de 1994.

Além disso, a tucana vai colar a sua imagem a do presidenciável Geraldo Alckmin, que no Rio Grande do Sul, dependendo das pesquisas, está ou empatado ou à frente do petista Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição.

Alceu Collares (PDT) recebe 1 minuto e 11 segundos, tempo menor do que outros candidatos que figuram abaixo dele nas pesquisas. O ex-governador aparece em terceiro lugar, por vezes empatado tecnicamente com Yeda.

Embora tenha a candidatura impugnada, por solicitação do Ministério Público, Francisco Turra (PP), por exemplo, terá 1 minuto e 55 segundos. Outro candidato que supera Collares em tempo é Beto Grill (PSB), com 1 minuto e 14 segundos.

Os demais quatro candidatos receberam menos de 1 minuto. Edison Pereira (PV) fica com 47 segundos, seguido por Pedro Couto (PSDC), com 41 segundos, e Guilherme Giordano (PCO) e Roberto Robaina (PSOL), ambos 40 segundos cada um.