UOL EleiçõesUOL Eleições

Roberto Robaina

Hugo Scotte/PSOL

Nome: Roberto Robaina

Data de nascimento: 29 de setembro de 1967

Local: Porto Alegre (RS)

Partido: PSOL

Tempo de partido: Desde 2005

Partidos anteriores: PT

Formação profissional: sindicalista e dirigente partidário

Robaina, do PSOL, ataca de antipetismo de esquerda

Da Redação
Em São Paulo

O PSOL lança ao governo gaúcho um candidato que, como outros da sigla, têm pedigree para falar mal do PT: Roberto Robaina, ex-militante petista, tenta chegar ao Palácio Piratini.

Robaina foi um filiado de alto nível do PT durante a década de 1990, tendo integrado a executiva e o diretório estadual do partido no Rio Grande do Sul; de 1997 a 2003, participou do Diretório Nacional.

Mas, em 2003, quando o PT expulsou um grupo de deputados "radicais" e a senadora Heloísa Helena, Robaina renunciou ao cargo no diretório e desfiliou-se do partido.

Junto com a ex-companheira Luciana Genro (com quem tem um filho), foi para o PSOL, que ajudou a fundar. Tem dois livros publicados que falam de seu ex-partido: "O Governo Lula: Uma Visão pela Esquerda" e "A Falência do PT" (em conjunto com Luciana).

O discurso de Robaina bate na tecla do antipetismo de esquerda. "Existe uma crise brutal de representação política na sociedade, porque os partidos tradicionais estão de costas para o povo. O PT se incorporou completamente na estrutura tradicional de dominação, não só como partido defensor do neoliberalismo, mas também utilizando os esquemas de corrupção que são inseparáveis da gestão neoliberal", afirmou ele numa entrevista divulgada pelo PSOL.

Mais adiante, na mesma entrevista, o candidato do PSOL fez uma análise muito crítica de Olívio Dutra, ex-governador e seu adversário na eleição de outubro: "Ele foi um dos ministros mais comprometidos com o governo Lula que, como está comprovado, não é um governo de esquerda", atirou.

E mais: "Não podemos considerar o político Olívio Dutra como de esquerda, porque um político de esquerda não sai elogiando um governo que aplica as receitas antipopulares do FMI".

Roberto Robaina nasceu em Porto Alegre, em 29 de setembro de 1967. Sua vida militante iniciou-se no movimento estudantil secundarista, entre 1982 e 1984, ainda na época da ditadura militar.

A militância prosseguiu no movimento estudantil universitário —em 1988, ele ingressou na diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE). Depois, evoluiu para o sindicalismo, integrando a executiva do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região —aliás, mesmo laboratório político de Olívio. Por ora, Robaina não tem experiência parlamentar ou no Executivo.








Computando seu voto...
Carregando resultado