UOL EleiçõesUOL Eleições

Beto Grill

Divulgação

Nome: Jorge Alberto Duarte Grill

Data de nascimento: 10 de outubro de 1954

Local: Pelotas (RS)

Partido: PSB

Tempo de partido: Desde 1999

Partidos anteriores: PDT

Formação profissional: médico

Prefeito do interior busca a multiplicação de votos

Marina Motomura
Da Redação
Em São Paulo

Prefeito por duas vezes de Cristal, município de 6.900 habitantes a 151 quilômetros de Porto Alegre, Beto Grill tem, em 2006, alvos bem maiores: os 10,8 milhões de habitantes e 7,6 milhões de eleitores do Rio Grande do Sul. O PSB lançou a candidatura do ex-prefeito ao governo do Estado durante convenção regional em junho.

O resultado mais expressivo obtido nas urnas por Grill, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, foi em 1990, quando ele foi eleito deputado estadual, pelo PDT, com 17.848 votos. Em 1992, Grill venceu a eleição para prefeito de São Lourenço do Sul, com 12.156 votos. E, em 2004, foram necessários apenas 2.441 para vencer a disputa da pequena Cristal.

A opção pela candidatura de Grill não era unanimidade no PSB, que cogitava também o nome de "outro" Beto, o deputado federal Beto Albuquerque. Grill, no entanto, venceu a disputa interna e formou chapa tendo como vice a vereadora Irani Medeiros, de Butiá, e, para o Senado, o vereador João Batista Conceição, de Santana do Livramento.

Durante a convenção, Grill afirmou que o PSB se firma "como uma alternativa forte na disputa eleitoral" no Estado. "O importante agora é a apresentação do plano de governo com base na retomada do crescimento econômico do Estado", disse.

O PSB tem aproximadamente 30 mil filiados no Rio Grande do Sul, com 10 prefeitos, em torno de 100 vereadores, um deputado estadual e um deputado federal. O partido vai lançar também 33 candidatos a deputado estadual e 28 a deputado federal, entre os quais Beto Albuquerque, candidato à reeleição.

Beto Grill é médico traumatologista. Em seu mandato como deputado estadual, em 1992, foi autor da Lei de Reforma Psiquiátrica no Rio Grande do Sul.

Apesar da candidatura própria, o PSB não exclui a possibilidade de apoiar o PT de Olívio Dutra em um possível segundo turno das eleições. Na pesquisa do Ibope divulgada em junho, o PSB não pontuou —Olívio e o governador Germano Rigotto (PMDB) polarizam a disputa, com 26% das intenções de voto cada um.








Computando seu voto...
Carregando resultado