UOL EleiçõesUOL Eleições

Edison Pereira

Divulgação

Nome: Edison Pereira de Souza

Data de nascimento: 30 de julho de 1952

Local: Porto Alegre (RS)

Partido: PV

Tempo de partido: Desde 1998

Partidos anteriores: PMDB

Formação profissional: petroleiro aposentado; advogado

PV lança ex-sindicalista ao governo gaúcho

Cláudio de Souza
Da Redação
Em São Paulo

O candidato do PV ao governo do Rio Grande do Sul é o atual presidente do partido no Estado, Edison Pereira. Ele trabalha como advogado, mas tem uma trajetória anterior como sindicalista.

A militância de Pereira nesta área teve seu auge entre 1993 e 1996, quando ele dirigiu o Sindicato dos Petroleiros gaúcho — Pereira ocupou a secretaria-geral e a presidência do órgão. Ele trabalhou 25 anos na Refinaria Alberto Pasqualini e aposentou-se por tempo de serviço.

O primeiro partido de Pereira foi o PMDB, pelo qual candidatou-se a vereador em Porto Alegre, em 1982. O ingresso no PV aconteceu em 1998; dois anos depois Pereira tentou novamente eleger-se vereador, sem sucesso. Isso não o impediu de galgar cargos na hierarquia dos verdes gaúchos, até assumir a presidência, em maio de 2003.

A primeira experiência executiva do candidato do PV ao Palácio Piratini foi na prefeitura porto-alegrense, ocupada desde 2004 pelo PPS de José Fogaça. A coligação do PV no primeiro turno foi com o PP, que disputava com Jair Soares — Pereira foi o candidato a vice. No segundo turno, todos se uniram contra o PT de Raul Pont, e o atual candidato do PV foi nomeado sub-secretário do Meio Ambiente, cargo que exerceu em 2005.








Computando seu voto...
Carregando resultado