UOL EleiçõesUOL Eleições

28/10/2006 - 13h50

Alckmin faz corpo-a-corpo no Rio sem a presença de César Maia

Por Pedro Fonseca

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O candidato Geraldo Alckmin (PSDB) fez corpo-a-corpo com eleitores na manhã deste sábado pelo centro do Rio de Janeiro sem a companhia do prefeito César Maia (PFL) e da candidata ao governo do Estado Denise Frossard (PPS), aliados de sua campanha.

Tranquilo na véspera do segundo turno, o tucano cumprimentou comerciantes do Saara, famoso mercado popular da capital. Um dia antes do pleito e apesar das pesquisas que apontam vantagem de mais de 20 pontos percentuais para seu adversário, o presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva, Alckmin insistiu na tese da virada.

"Agora que o voto vai consolidar. A gente sente na rua uma onda de virada. A população está consciente de que o Brasil precisa mudar", afirmou a jornalistas após tomar o tradicional cafezinho numa lanchonete da região. "Estou sentindo na rua muita confiança e esperança."

Depois da caminhada no Saara, Alckmin dirigiu-se ao bairro do Aterro do Flamengo onde teria, segundo informação de alguns pefelistas, um almoço marcado com Maia e Denise Frossard. Porém, após tirar algumas fotos diante do Pão de Açúcar, o candidato deixou o local em direção a São Paulo.

Segundo a coordenação de Alckmin, não havia almoço agendado porque Maia e Denise estão cumprindo outras agendas neste sábado. No dia anterior, o prefeito, que esteve presente ao debate realizado pela Rede Globo, avaliou que Alckmin errou na campanha do segundo turno.

Indagado se a sua declaração era o reconhecimento da derrota do tucano, Maia respondeu: "A probabilidade maior é essa (da derrota), estou trabalhando com base nos institutos. Com a pior hipótese (para Lula), são 15 pontos de diferença, o que é muito", afirmou o prefeito.

Ao ser questionado se não iria almoçar com Maia, Alckmin apenas respondeu brincando: "candidato não almoça".

Sobre o debate da Globo, o tucano disse que foi importante por tratar temas próximos ao povo. "Foi muito importante porque foi o último evento da campanha e com enorme audiência. Os eleitores trouxeram os temas que interessam ao povo", disse.

Ele também comentou a decisão da Justiça, divulgada na sexta-feira, de intimar Lula a prestar esclarecimentos sobre a confecção de cartilhas que falam das realizações de seu governo. "Acho que a explicação maior deve ser dada ao povo brasileiro. Amanhã é o dia da decisão e acho que o povo vai decidir pela mudança."

Alckmin se dirigiu para São Paulo em seguida onde, segundo a coordenação de sua campanha, não terá agenda pública.